23/02/2022 às 08h04min - Atualizada em 23/02/2022 às 08h04min

Com assistência técnica, Governo do Tocantins promove aumento da renda de agricultor familiar em 70% no município de Filadélfia


Foto: Divulgação
 
Morador da Chácara Sossego, em Filadélfia, na região norte do Tocantins, o agricultor Juciran Alves Carneiro, com apoio do Governo do Estado, por meio da assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), transformou sua propriedade em uma referência de produção diversificada.

Após três anos de acompanhamento e orientação, a área de plantio que tinha a fertilidade comprometida, porque o solo era composto por 93% de areia, se tornou terra fértil, abrigando atualmente lavouras de banana, melancia, milho e feijão. A produção elevou a renda da família em mais de 70%, garantindo aos membros uma vida digna no campo. Os produtos considerados de primeira pelos consumidores abastecem o mercado local, de Araguaína, Campos Lindos e outras localidades como o Estado do Pará. Além disso, enriquecem as refeições de centenas de alunos nas escolas por meio da comercialização ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Em 2019, procurei o Ruraltins para emitir o documento da minha propriedade DAP [Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] em busca de melhorar a produção de banana e melancia que já tinha. Era um plantio sem técnica, não sabia como adubar e a lavoura estava muito ruim. Na ocasião, não tinha quase renda nenhuma da agricultura, sobrevivia do salário que tirava no fim do mês transportando alunos para a escola. Então, a Joelma veio [ a técnica do Ruraltins] e aos poucos tudo foi melhorando. A primeira orientação foi  realizar a análise do solo, em seguida a correção do solo com calcário, gesso e manejo de matéria orgânica, utilizando podas de árvores, esterco de animais e cama de frango. Graças a esses cuidados, a qualidade do solo melhorou. Hoje, são 20 caixas de bananas da terra e prata colhidas em média por semana, duas safras de melancia fertirrigadas por ano, com frutos que variam o peso de 12 até 15 kg, milho verde e feijão. Tenho muito orgulho e gratidão por esse trabalho, um incentivo muito bom do Ruraltins”, afirmou o produtor.

Responsável pelo atendimento ao agricultor, a engenheira agrônoma, Joelma Pontes Maia, ressalta que o órgão está presente em todo o processo produtivo da agricultura familiar, mas o sucesso vem para quem se dedica a seguir as recomendações repassadas.

“É importante seguir o planejamento e as adequações necessárias a cada cultura. O agricultor Jucivan é uma experiência de sucesso, porque está aberto às mudanças. Atualmente, a produção dele conquistou o mercado pelo tratamento e pelo manejo que recebem, fazendo com que viva exclusivamente do que planta na propriedade, o que rende a sua família mais de R$ 60 mil por safra colhida. O próximo passo agora é ampliar a área de cultivo da banana, de meio hectare para dois hectares, devido à grande procura pelo produto. E, para diminuir os gastos com insumos, vamos adotar na chácara a adubação orgânica, como compostagem e biofertilizantes”, observou.

Oportunidade

Juciran Alves Carneiro é um dos agricultores familiares assistidos pelo convênio Oportunidade, fruto de parceria entre o Governo do Tocantins, e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com execução do Ruraltins.

A proposta do convênio é prestar assistência técnica a 800 produtores rurais do Tocantins, oferecendo oficinas técnicas, visitas de campo, palestras e acompanhamento nas atividades produtivas em suas propriedades. Os investimentos do Mapa para os trabalhos da extensão rural são na ordem de R$ 3.057.757,50. (Governo do Tocantins).


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento