22/02/2022 às 12h11min - Atualizada em 22/02/2022 às 12h11min

Governo do Tocantins entrega tanques de resfriamento de leite para produtores rurais de Palmas, Itacajá e Itapiratins


Foto: Divulgação
 
O produtor rural João Gontijo, proprietário do Rancho das Pitayas, em Buritirana, Distrito de Palmas, foi contemplado nessa segunda-feira, 21, com um tanque resfriador de leite entregue pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Voltado para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, o equipamento faz parte do convênio celebrado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Caixa Econômica Federal. Na ocasião, foram adquiridos 70 tanques que foram distribuídos em 36 municípios, contemplando todas as regiões do Estado.

Com capacidade de armazenamento de mil litros de leite, o tanque foi entregue pelo presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, acompanhado do diretor de Pesquisa, Tecnologia e Inovação, Kin Gomides, e equipe do órgão. “Nosso intuito é fortalecer a cadeia leiteira no nosso Estado, apoiando produtores como o senhor João. Hoje ele está com 50 vacas selecionadas entrando em produção, e o Governo do Estado, por meio do Ruraltins, junto com o Governo Federal, entrega esse tanque para melhorar a produtividade, a qualidade do seu produto, e assim desenvolver o agronegócio dos pequenos produtores rurais”, enfatizou Fabiano Miranda.

Na propriedade, o casal João e Daiane trabalha com o cultivo de pitaias para comercialização, e neste ano iniciam a pecuária de leite, numa área de mais de 20 hectares destinados à pastagem. Com investimento em 50 matrizes da raça Jersey, o produtor optou pela inseminação artificial para alcançar uma melhor eficiência reprodutiva e o melhoramento genético do seu rebanho. “A nossa expectativa é, a partir de abril deste ano, iniciar a atividade leiteira e tirar cerca de 500 litros de leite por dia. Nosso intuito é desenvolver a pecuária de leite, integrada com o cultivo de pitaias, e assim obter melhores resultados produtivos com o aproveitamento dos insumos da pecuária”, explicou.

O cultivo de pitaia iniciou em setembro de 2019, como atividade terapêutica após passar por tratamento de saúde e tomando gosto pela atividade intensificou a produção voltada para a comercialização tanto da fruta, quanto de mudas. Atualmente a propriedade conta com 50 variedades da fruta. Plantadas já são em torno de mil mourões, sendo três pés em cada.

Até o ano passado, o produtor trabalhou com atividades de degustação da fruta. Já neste ano, a produtividade tem garantido uma colheita semanal de 100 kg, que abastece parte do comércio de Palmas.

Itacajá e Itapiratins

Além do senhor João, os produtores de leite do município de Itacajá e Itapiratins também são contemplados com um tanque de resfriamento. A entrega em Itacajá ocorreu no dia 10 de fevereiro deste ano e, nesta semana, será entregue aos produtores de Itapiratins. As demandas foram apresentadas pelo extensionista rural que atende estes municípios, Pericleon Rocha.

O gerente de Pecuária do Ruraltins, Rafael Molina, explica que estas entregas recentes estão ocorrendo em virtude do remanejamento de tanques que não estavam sendo utilizados, e que os termos de cessão haviam encerrado. “Com o levantamento, destinamos estes tanques a produtores e municípios que têm demanda para a atividade leiteira”, explicou. 
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento