22/02/2022 às 08h17min - Atualizada em 22/02/2022 às 08h17min

Unitins comemora 32 anos com homenagens a servidores e palestra sobre Governança Pública


Foto: Divulgação
 
No dia 21 de fevereiro de 1990, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) iniciava suas atividades como a primeira universidade do novo Estado do Tocantins. Nesta segunda-feira, 21, a data foi lembrada, em cerimônia de homenagem aos servidores pelos relevantes serviços prestados.

O evento marcou o aniversário de 32 anos da Universidade e contou com a palestra com o tema Governança Pública aplicada à Universidade, ministrada pela professora doutora Ana Lúcia de Medeiros, graduada e mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPA), doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e professora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Palmas.

A celebração também marcou o lançamento do projeto de extensão Memória Institucional da Unitins, que busca resgatar documentos, fotos, vídeos e outros itens que ajudem a contar a história da Universidade.

A vice-reitora Darlene Castro abriu os pronunciamentos lembrando da sua trajetória na Unitins. “Toda vez que eu falo da Unitins digo que nasci como professora aqui. Cheguei especialista, professora 20 horas e, hoje, estou aqui, professora dedicação exclusiva e apreendi muito ao longo desses quase 17 anos de história”, declarou a vice-reitora, ressaltando que é sempre muito gratificante ouvir pessoas dizendo que a Unitins faz parte da sua história.

“A Unitins somos todos nós”, frisou a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, sintetizando em seu pronunciamento o sentimento de pertencimento comum a todos. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Ana Flávia Gouveia de Faria, a Unitins tem história de compromisso com a ciência, a pesquisa e a tecnologia. Em sua fala, ela destacou que “o trabalho que desenvolvemos, hoje, é que dará suporte para comemorarmos vários e vários aniversários de agora em diante”.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Kyldes Batista Vicente, enfatizou a alegria de fazer parte de uma universidade que tem muitas conquistas para comemorar. “Eu tenho orgulho de estar em uma instituição que tem pessoas que fizeram história. Que fizeram de tudo, deram o seu trabalho, a sua vida, a sua energia vital para fazer uma instituição que hoje estamos colhendo o fruto de todo este trabalho”, destacou.

“É um orgulho fazer parte de uma instituição que leva o serviço público, talvez o mais importante que é a Educação. Desejo feliz aniversário para a instituição e para todos nós, que possamos sair daqui deixando um legado de contribuição para a Unitins e o Estado”, foram as palavras do pró-reitor de Administração e Finanças, Ricardo de Oliveira Carvalho.

Em seu pronunciamento, o professor Augusto Rezende abordou a importância da Unitins para o desenvolvimento do Tocantins. Ele agradeceu a contribuição de todos os colaboradores, sobretudo pelo engajamento que vem acontecendo desde de 2018. “Agradeço a dedicação, o empenho, o acreditar em um projeto de resgate. Vejo que isso é que devemos enaltecer, porque a gente trabalhou e trabalha até hoje tentando estruturar grandes lacunas que ficaram em aberto nesses 32 anos, buscando a organização de uma universidade cada vez melhor”, afirmou o reitor, assegurando que a Unitins possui um time de servidores preparado para os novos desafios.  

Após os pronunciamentos, a palestrante doutora Ana Lúcia de Medeiros explanou sobre Governança Pública aplicada à Universidade. Com vasta experiência acadêmica e profissional na área de Gestão e Governança, ela explicou a diferença entre as duas modalidades, deu exemplos de modelos que poderiam ser implantados na Unitins, bem como apresentou dados de outras instituições que podem servir de referência para a Universidade.

Homenagens

Após os pronunciamentos e a palestra, o reitor Augusto Rezende e a vice-reitora Darlene Castro prestaram homenagem aos servidores, com a entrega de uma placa. A entrega simbólica foi feita a um servidor representante de área. Representando os servidores da Prograd, Claudemir Fernandes; da Propesp, Expedito Cardoso; da Proex: Láisa Gisele Neiva Leite; da Proaf, Ana Claudia Schmeider; da Reitoria, Neila Oliveira; e representando os professores Marlucia Ferreira Lucena. Foi entregue, ainda, a placa de homenagem do servidor Edivaldo Viana Macedo, que trabalhou na Unitins por cerca de 15 anos e faleceu na semana passada. Seu irmão, Creones Aires Ribeiro, também servidor da Unitins, foi quem recebeu a homenagem em um momento emocionante.

A professora Marlucia Ferreira fez questão de relatar que uma semente de tâmara foi plantada no Câmpus Guaraí em 1991, quando a unidade recebia as primeiras carteiras para dar início às aulas no curso de Pedagogia. Simbolicamente, a professora disse que o ato representa a colheita de agora. “De lá para cá, pela quantidade de alunos que nós formamos, realmente a nossa colheita foi muito boa, esta tâmara está muito saborosa”, arrematou, lembrando que o plantio de tâmara demora a dar frutos e isso representa investimento nas gerações futuras, papel desempenhado pela universidade.

“Esse reconhecimento da Universidade ao servidor com certeza vem validar todo o conhecimento adquirido aqui dentro. Fazer parte de instituição que desenvolve pesquisa, ciência e pessoas é um orgulho, a gente fica emocionado em poder receber esta homenagem, agradeço ao reitor pela iniciativa”, disse Expedito Cardoso, após receber a homenagem.   

Nesta primeira edição, a Unitins homenageou todos os servidores com mais de cinco anos de dedicação à Universidade. Ao todo, foram homenageados 280 servidores, entre docentes e técnicos administrativos. A partir de 2023, os servidores que completarem cinco anos na instituição também receberão a homenagem, e isso se repetirá a cada cinco anos.  

O vídeo completo do evento pode ser acessado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=xj7pB5nM4rw&feature=youtu.be 
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento