01/02/2022 às 13h25min - Atualizada em 01/02/2022 às 13h25min
Aulas presenciais para estudantes de 11 cidades do Tocantins começam nesta terça-feira (1º)
Foto: Divulgação Estudantes da rede municipal de 11 cidades do Tocantins começam o ano letivo 2022 nesta terça-feira (1º), conforme levantamento realizado pela União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO). As aulas são presenciais. Os milhares de alunos voltam às salas de aula nos seguintes municípios:
- Bandeirantes do Tocantins
- Carmolândia
- Dianópolis
- Ipueiras
- Itapiratins
- Paraíso do Tocantins
- Rio da Conceição
- Sampaio
- Santa Rosa do Tocantins
- Santa Terezinha do Tocantins
- Silvanópolis
Dos 139 municípios do estado, apenas oito já tinham iniciado as atividades anteriormente. São eles: Tocantínia; Couto Magalhães; Cariri do Tocantins; Carrasco Bonito; Colinas do Tocantins; Gurupi; Oliveira de Fátima; Palmas.
A previsão é que as aulas comecem em mais seis cidades no início da próxima semana, no dia 7 de fevereiro.
Conforme o levantamento, 93 prefeituras optaram por seguir o calendário estadual, retomando as atividades apenas no dia 14 de fevereiro. Entre as justificativas para o adiamento estão preocupações com a transmissão da Covid-19 e também por causa dos danos causados pelas enchentes do começo do ano.
Segundo a Undime, 10 cidades não responderam o levantamento e outras sete disseram que optaram por manter as aulas em formato remoto neste primeiro momento.
Nesta segunda-feira (31) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) manifestou preocupação com o retorno presencial e pediu que as autoridades de saúde se mantenham vigilantes. Em Palmas, a prefeitura anunciou que deverá fazer ações de vacinação de crianças nas escolas a partir desta semana. (G1 Tocantins).