31/01/2022 às 07h52min - Atualizada em 31/01/2022 às 07h52min

Justiça Eleitoral deve substituir quase metade das urnas do Tocantins para as Eleições 2022


Foto: Divulgação
 
A Justiça Eleitoral deve substituir 42% das urnas utilizadas no Tocantins antes das Eleições 2022. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado informou que recebeu nesta semana o primeiro lote com o novo modelo das urnas, com 1.050 unidades. O segundo lote é esperado para até o final de março e ao todo 2.005 equipamentos devem ser trocados.

As novas urnas são do modelo 2020. Elas não trazem nenhuma alteração para o modo de votação, a atualização tecnológica é apenas no processamento dos resultados, que deve se tornar mais rápido.

Nas eleições municipais de 2020 houve atrasos na divulgação dos resultados. No pleito, a totalização passou a ser feita de forma centralizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao invés de ser feitas pelos TREs de cada estado. Na época, o então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, atribuiu o problema a uma falha em um supercomputador.

O TRE informou que os equipamentos que estão sendo trocados passarão por outros testes antes de ficarem aptas a serem usadas nas eleições de 2022. "O primeiro passo é fazer o aceite que recebemos as urnas, nisto verificamos se elas estão de acordo com a especificação. Estando tudo conforme, instalamos os certificados para garantir a segurança das urnas e realizamos testes do sistema e simulados de votação para garantir seu perfeito funcionamento no dia do pleito", explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior.

Para a eleição deste ano, o primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno, onde houver, em 30 de outubro.

Presidente e governadores eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2023. A partir de 2027, esse calendário muda e a posse será dada nos dias 5 e 6 de janeiro, respectivamente.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento