26/01/2022 às 08h05min - Atualizada em 26/01/2022 às 08h05min

Audiência Pública define estratégias que vão reforçar segurança em regiões rurais do Tocantins


Foto: Divulgação
 
A 2ª Audiência Pública para alinhamento das estratégias que visam fortalecer o combate a crimes na zona rural, principalmente na região central do Tocantins, ocorreu nesta terça-feira, 25, na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO). A reunião contou com a presença de agropecuaristas de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Lajeado, além de representantes das forças de segurança do Estado.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, reforçou o empenho das forças policiais para diminuir este tipo de ocorrência e aprovou a forma como a demanda vem sendo conduzida pelos agropecuaristas e pelas lideranças políticas. “Neste primeiro momento, vamos disponibilizar a Deic [Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado] para a investigação dos crimes no campo, até que seja regulamentada e implantada uma delegacia especializada para os delitos rurais. Também vamos intensificar o sobrevoo da região com aeronave, coibindo e inibindo os criminosos, com a presença de um importante equipamento de segurança”, afirmou.

Presente à reunião, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, defendeu o diálogo como o melhor caminho para alcançar os objetivos. “Vemos a importância da união de forças entre PM, Civil, gestão municipal e estadual em prol dos agropecuaristas, em prol do homem do campo, que é o principal agente que coloca o alimento em nossas mesas”.

O agropecuarista Rolmey Arantes, um dos mediadores em prol da causa, considerou positivas as ações apresentadas. “Demos um segundo passo muito importante, com ações concretas e já previstas para a próxima semana. Aproveitamos a oportunidade para convocarmos o apoio dos governos municipais para que se juntem a nós”, ressaltou.

Policiamento ostensivo e presenças

O chefe do Estado-Maior, o coronel da PM Marizon Mendes, afirmou que as ações serão intensificadas. “Como medida imediata, vamos executar operações de policiamento ostensivo, começando pelo município de Porto Nacional. Pretendemos, nessa região, fazer um levantamento e o cadastramento das propriedades rurais, criando uma rede de comunicação em combate à criminalidade no campo. Também já iniciamos o planejamento para apresentar à SSP-TO e, juntos, vamos efetivar ações de segurança aos agropecuaristas. Paralelo a isso, vamos dar andamento a um programa de apoio ao homem do campo em todo o Estado”, informou.

A 2ª Audiência Pública também contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café; do delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), Claudemir Luiz Ferreira, além de diversos representantes de associações agropecuárias, federações e sindicatos rurais.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento