24/01/2022 às 08h22min - Atualizada em 24/01/2022 às 08h22min

Governo do Tocantins realiza ciclos formativos de preparação para o início das atividades pedagógicas na rede estadual


Foto: Divulgação
 
Com o objetivo de implementar ações que contribuam para a formação continuada dos profissionais da educação, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realiza desta segunda, 24, a sexta-feira, 28, uma série de ciclos formativos on-line, a ser transmitida pelo canal Seduc Tocantins, no Youtube.

A ação faz parte da preparação dos profissionais da rede estadual para o retorno das atividades pedagógicas do ano letivo de 2022. A formação é direcionada aos professores, gestores e coordenadores escolares, diretores e assessores regionais de educação, além de técnicos da Seduc e parceiros institucionais.

O gestor da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Vaz, fará a abertura do ciclo formativo, nesta segunda-feira, 24, às 9 horas, com todos os profissionais da Educação. Em seguida, será realizada palestra, ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Thelma Pontes Borges, com a temática Aspectos emocionais de discentes e docentes.

Durante toda a semana serão realizadas lives com as seguintes temáticas: Autorresponsabilidade e inteligência emocional; Comunicação não violenta na escola; Acessibilidade Curricular, com base no Documento Curricular do Tocantins; Gestão dos Recursos Públicos; Operacionalização do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE); Licitação Pregão Eletrônico/Dispensa Eletrônica e Chamada Pública; Prestação de Contas; Educação Especial e Acessibilidade; Educação do Campo e Quilombola e concepções pedagógicas; Educação de Jovens e Adultos: Novas Perspectivas; UTE de Educação em Direitos Humanos e Diversidade; e UTE de Educação em Direitos Humanos e Diversidade.

Segundo a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Oliveira, o foco das formações é o fortalecimento educativo. “O ciclo formativo foi pensado dentro dos eixos do projeto de formação continuada, administrativo, de gestão e a docência. As temáticas foram pensadas para fortalecer o trabalho educativo na escola, voltadas a todos os segmentos da rede, quilombola, campo, indígena, profissional, além de regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do trabalho socioemocional”, ressaltou.

Agenda Pedagógica

Simultaneamente de 24 a 28 de janeiro será realizada, nas sedes das Delegacias Regionais de Ensino (DREs), a Agenda de Aprendizagem com os gestores escolares, secretários, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, em articulação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para a participação das redes municipais.

Do dia 31 de janeiro a 4 de fevereiro, ocorrerão, nas escolas, formações para os professores e demais equipes que atuam nas unidades de ensino e também a Seduc realizará lives de orientação dos protocolos de biossegurança.  Já o período de 7 a 10 de fevereiro será destinado para o planejamento interno e o alinhamento do Plano Político Pedagógico (PPP) das unidades de ensino.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento