18/01/2022 às 08h28min - Atualizada em 18/01/2022 às 08h28min

Estradas entre Palmas e o Jalapão têm buracos e rachadura gigante


Foto: Divulgação
 
As estradas que ligam Palmas a cidades na região do Jalapão sofreram danos graves com o período de chuvas. Os trechos de terra são conhecidos pelos atoleiros e pela dificuldade que motoristas têm em transitar, mas mesmo os trechos pavimentados apresentam desafios. Quando não são os inúmeros buracos na pista, são rachaduras imensas e até um cratera que aparecem no meio do caminho.

Entre os distritos de Taquaruçu e Buritirana, logo na saída de Palmas, a pista praticamente some diante de tantos buracos. A terra e o asfalto da TO-030 se confundem e os motoristas são obrigados a invadir a contramão para conseguir passar.

Mais adiante, na TO-130, em Santa Tereza do Tocantins, aparece a cratera. A rodovia rachou e uma grande parte cedeu totalmente. A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) disse que a empresa responsável pela pavimentação vai recuperar o trecho, mas essa obra só vai ser feita depois que o período chuvoso terminar.

Enquanto isso, os motoristas passar por um desvio na lateral. O problema é que tem chovido tanto, que até o desvio já está danificado.

"Já ficou muita gente aqui. Inclusive um caminhão, que na hora que eu cheguei tava encalhado aqui. Acho que ficou a manhã quase toda", conta o professor Jurimar Martins.

A rodovia é um dos eixos mais importantes para o turismo do Tocantins e quase todos os turistas que visitam o Jalapão passam pelo local. "Essa é a principal entrada. Essa é a principal vergonha de todo mundo que a gente tem que trazer de todos os países e estados e passar por isso aqui. Isso para nós é um tapa na cara", comenta o guia Jonivon Amaral.

Sobre a situação da TO-030, a Ageto disse que começou um reparo com operação tapa-buracos na estrada neste domingo (16).
(G1 Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento