23/12/2021 às 13h23min - Atualizada em 23/12/2021 às 13h23min

Servidores concursados contam com disponibilidade de empréstimos consignados pela Caixa


Foto: Divulgação
 
A Secretaria de Estado da Administração (Secad) alerta para o retorno da liberação de empréstimos consignados pela Caixa Econômica Federal, a partir dessa quarta-feira, 22.

De acordo com o gerente de Consignação em Folha de Pagamento da Secad, Carlos Eduardo Sobral, as taxas atuais estão em torno 1,43% ao mês, com prazo de até 96 meses.

Carlos Eduardo destaca que antes de buscar uma agência o servidor deve acessar o Sistema de Consignação disponível na página da Secad, o Nconsig, e gerar uma chave de acesso que funciona como um código de validação de margem. “Só após ter a chave de acesso em mãos, o servidor deve procurar uma agência  bancária para solicitar o empréstimo e passar pela análise de crédito. Lembrando que não é possível contratar o consignado por telefone ou chat”, explica.

Sobre os critérios de análise para liberação de empréstimos, Carlos Eduardo Sobral pontua que estes são definidos pela instituição financeira. “O banco vai fazer a análise de crédito do servidor e apontar qual o valor a ser liberado. Contudo, servidores com restrições também podem passar por análise e, se for o caso, realizar negociações de dívida no banco ou empresa de cobrança vinculada à instituição".

Chave de acesso

Para obter a chave de acesso e solicitar um empréstimo consignado, o servidor interessado, deve entrar no site da Secad (www.secad.to.gov.br) e seguir os seguintes passos: clicar em MENU; depois em ATENDIMENTO; em seguida, SISTEMA DE CONSIGNAÇÃO e, novamente, em SISTEMA DE CONSIGNAÇÃO; feito isso, basta inserir o número de matrícula e senha do servidor. Este procedimento é para os servidores que vão solicitar seu primeiro empréstimo consignado. Os demais servidores já possuem sua chave, a mesma utilizada para a consulta de margem. “Para aquele servidor que está entrando no sistema pela primeira vez, a senha de acesso é o CPF”, esclarece Carlos Eduardo.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90