10/12/2021 às 08h10min - Atualizada em 10/12/2021 às 08h10min

Polícia Militar do Tocantins forma 1ª turma do Curso de Instrutor de Armamento e Tiro


Foto: Divulgação
 
A Polícia Militar do Tocantins (PM) realizou na manhã desta quinta-feira, 9, a solenidade de formatura do 1º Curso de Instrutor de Armamento e Tiro (Ciat). O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Palmas.

O curso realizado pelo 1º Batalhão teve o intuito de capacitar o efetivo da corporação, ofertando conhecimentos teóricos e práticos voltados para a docência das disciplinas de armamento, tiro policial e equipamentos de menor potencial ofensivo, atendendo a demanda institucional pelo profissional especializado nesta área, com o objetivo de garantir à tropa atuações preventivas e repressivas com excelência dentro da sua competência legal, e ao mesmo tempo contribuindo com a segurança da população tocantinense.

Segundo o comandante-geral da PMTO, coronel Julio Manoel da Silva neto, o curso trouxe novos instrutores que serão multiplicadores dentro da instituição. “Hoje formamos a primeira turma de instrutores de armamento e tiro na Polícia Militar, e nesta turma também temos a primeira mulher instrutora de tiro do Estado do Tocantins, que é a nossa comandante do 1º Batalhão, major Marlene Alves Borges. Assim, podemos dizer também que esse é o pontapé inicial para muitas outras turmas de instrutores, e oportunidades para as outras mulheres. Esses instrutores serão os multiplicadores da PMTO, repassando o conhecimento a outros policiais militares para que possamos manter um atendimento à sociedade que esteja dentro das expectativas”, frisou o coronel Silva Neto.

O orador da turma, tenente-coronel Fioravan Teixeira, destacou a importância e o significado de ser um instrutor. “Foram 31 dias de intenso aperfeiçoamento, onde muitos chegaram achando que era só treinar o tiro, e perceberam que estavam em frente a uma gama de responsabilidades, que envolve ensinar outros policiais, bem como ser consultores de armamento frente à instituição”, destacou o tenente-coronel.

Durante a cerimônia foi entregue o certificado de conclusão de curso aos formandos, e os brevês aos novos policiais instrutores de armamento e tiro. No momento também foram entregues homenagens às autoridades que contribuíram para o bom andamento da instrução.

O curso iniciado em 8 de novembro, formou 24 alunos, sendo 23 policiais militares oriundos de diversas Unidades da Polícia Militar do Tocantins e um policial penal. Organizado e regido pelo 1º Batalhão da PM, contou com mais de 230 horas/aulas de grande intensidade, entre conhecimentos teóricos e práticos, onde segundo o subcomandante do 1º BPM, Thiago Monteiro, prezou exclusivamente para a qualidade técnica.

“Esse curso foi um sonho pensado em conjunto e estamos muito gratos por formar a primeira turma sob a responsabilidade do nosso comando. Foram dias intensos, mas muito bem planejados para atender as demandas da Polícia Militar, bem como oferecer segurança nos serviços à nossa sociedade”, enfatizou o major Thiago Monteiro. 

É importante destacar que o curso ratifica a preocupação da PMTO com a segurança pública, buscando qualificar seu efetivo para melhor servir e proteger a sociedade tocantinense, com técnica e profissionalismo.

Presenças

Ainda estiveram presentes na solenidade, a deputada estadual Vanda Monteiro; o secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis; o chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Wesley Borges; o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Peterson Ornelas; o secretário executivo da Casa Militar, João Leyde de Souza; a secretária municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Alaídes Machado, representando a prefeita Cinthia Ribeiro; o delegado regional do Crime Organizado, Jozean Severo, representando a superintendente regional da Polícia Federal no Tocantins, Maria Amanda Medina; o comandante do Ciopaer, major Gustavo Bolletini, representando o secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa Mota; e a diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, Wélere Barbosa, além das demais autoridades militares.
(Governo do Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90