04/12/2021 às 08h33min - Atualizada em 04/12/2021 às 08h33min

Museu Online de Araguaína busca resgatar a história da cidade


Foto: Divulgação
 
Araguaína agora conta com o Museu On-line. O objetivo do site é resgatar a história da cidade com fotos que remontam a década de 1950, dados históricos, relatos, curiosidades e entrevistas com moradores antigos. O projeto foi desenvolvido por acadêmicos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Facit-TO (Faculdade de Ciências do Tocantins).

Museu On-line foi apresentado oficialmente aos araguainenses no último dia 25, no campus da faculdade, na presença dos alunos do curso, diretoria e convidados. “É um museu tecnológico e diferente, sem limitações geográficas, qualquer pessoa pode visitar, mesmo que ela esteja do outro lado do mundo.
Basta ter um aparelho que possa se conectar à internet, abrir um navegador e acessar o site”, explicou o acadêmico Eduardo da Silva, um dos responsáveis pelo projeto.

Para o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira, o museu representa um avanço cultural para a cidade. “Parabéns à iniciativa dos estudantes e da faculdade em acolher a ideia. A história de um povo tem um valor imensurável. Agora teremos mais uma referência para que todos possam difundir e valorizar nossas raízes”.

A ideia

A criação do museu contou com a colaboração dos estudantes de todos os períodos do curso e com a orientação do professor da disciplina de Atividade Integradora 2.2, Edvan Ricardo Jesus, e do coordenador Cássio Cipriano.

“Todo mundo ficou bem empolgado quando eu trouxe a proposta do museu virtual. É bem interessante ver esse resgate do passado feito pelos jovens, assim eles conhecem mais sobre a cidade em que vivem”, disse o professor Edvan.

“Os acadêmicos mergulharam de cabeça nesse projeto. Eles pesquisaram, foram atrás e não desistiram. Hoje podem colher os frutos do esforço e todos nós poderemos acompanhar o resgate da história da cidade que escolhemos para viver”, comentou a diretora geral da Facit-TO, Ângela Maria Silva.

Acervo em evolução

O Museu On-line de Araguaína receberá contribuições constantes da população.  Os acadêmicos que alimentam a plataforma permanecem buscando novas e velhas histórias, fotografias antigas e relatos curiosos de pessoas que nasceram, cresceram e acompanharam o crescimento do município.

“O trabalho não vai parar. Nossos alunos estão empolgados com a repercussão do projeto e pretendem continuar atualizando o site, trazendo sempre mais informações e recortes de cada canto da cidade”, acrescentou o coordenador Cássio.

Os interessados podem acessar o Museu On-line de Araguaína através do endereço:

https://www.museuonlinedearaguaina.com.br. O acesso é totalmente gratuito.

Também é possível conferir pontos de lazer locais, como o tradicional Parque das Águas, também conhecido como Jacuba, como também os novos espaços, como o Complexo Poliesportivo Beira Lago, a Via Lago, Parque Cimba, entre outros.
(Prefeitura de Araguaína).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento