30/11/2021 às 08h06min - Atualizada em 30/11/2021 às 08h06min

Em Araguaína, crianças de escolas municipais e da APAE participam da soltura de peixes no Lago Azul


Foto: Divulgação
 
A programação de aniversário dos 63 anos de Araguaína continuou sendo realizada na manhã desta segunda-feira, 29. Mais 10 mil alevinos da espécie tambatinga (caranha) foram soltos no Lago Azul. O evento, na Praia da Via Lago, contou com a participação do prefeito, Wagner Rodrigues, secretários municipais, empresários, crianças da creche CEI Elizabeth Alves Carvalho, Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos e estudantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

A ação faz parte do Projeto Lago Vivo, realizado pelo Município em parceria com a Rede de Supermercados Campelo. Com essa soltura, o lago chega a 51.500 novos peixes reintroduzidos. Além da preservação do lago, um dos objetivos do projeto é promover um espaço de esporte e lazer para toda a comunidade.  
 
“Um ambiente como esses poucos no estado tem, por isso queremos proporcionar lazer para as famílias por meio da pesca esportiva e fortalecer uma cultura de preservação”, afirmou Wagner.
 
Ensinando as crianças

Dezenas de alunos do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos ajudaram a soltar os alevinos no lago. Para o diretor da unidade, Renato dos Santos, essa participação é uma forma de estimular na prática a educação ambiental. “Trazer as crianças para cá é poder proporcionar o que ensinamos em sala de aula, por isso tenho certeza que elas vão sair daqui com uma outra visão e ainda mais conscientes da importância de preservar o meio ambiente”.
 
Trabalho em equipe

O Projeto Lago Vivo pretende devolver ao Rio Lontra 200 mil alevinos de espécies nativas da bacia amazônica extintas no local. Para garantir o desenvolvimento dos peixes, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico tem realizado o monitoramento e fiscalização da pesca predatória na região. 

“É uma ação muito importante para restaurar a microbiota do lago e nossa fiscalização está rotativa e constante. Agradecemos o apoio da polícia ambiental e da guarda municipal que estão dando respaldo para coibir a pesca predatória e incentivar a pesca esportiva. Com essas ações vamos ter um lago mais vivo”, agradeceu a secretária Fernanda Ribeiro.
 
Capacita Araguaína

O próximo evento da programação de aniversário será na terça-feira, 30, às 16 horas. Serão entregues os certificados para os cursos de barbearia, cabeleireiro, design de sobrancelha, pintura em tecido e outro para mais de 120 novos profissionais de setores como Raizal, Maracanã e Vila Norte. As certificações fazem parte do Programa Capacita Araguaína que tem como objetivo ampliar a formação técnica de moradores na zona rural e em alguns bairros, além de oferecer palestras e oficinas sobre empreendedorismo e cooperativismo.
(Prefeitura de Araguaína).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento