27/10/2021 às 08h05min - Atualizada em 27/10/2021 às 08h05min

Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprova Tocantins como rota nacional do turismo de aventura


Foto: Divulgação
 
Conhecido por múltiplas possibilidades de viagens e roteiros turísticos que chamam a atenção pelas particularidades geográficas e culturais, o Estado do Tocantins está prestes a se tornar uma Rota Nacional do Turismo de Aventura. Aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei n° 5141/19, do Senado Federal, aponta o Estado como um dos destinos com uma variedade de atrativos turísticos, que vão desde o turismo ecológico, turismo de aventura, turismo rural e o turismo de sol e praia até o turismo gastronômico, incluindo, ainda, o turismo religioso, o turismo cultural e o turismo de experiência.

A proposta de inclusão do estado mais novo da federação como rota nacional do turismo, que teve como relator o deputado federal doutor Luiz Antonio Teixeira Júnior, tem como objetivo desenvolver o potencial turístico regional e local; fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas; fortalecer os setores ligados ao turismo; além de promover o crescimento econômico local sustentável e inclusivo e valorizar os atrativos naturais e culturais.

Ao expedir parecer favorável, Luiz Antonio Teixeira Júnior frisou que o Tocantins surge como destino importante para o turismo de experiência, aquele em que se estimula a vivência e o envolvimento com as comunidades locais, que aproxima o visitante da realidade e valoriza a troca de experiências. “Nesse sentido, o conhecimento do patrimônio histórico, das festas populares e das tradições religiosas é como uma viagem à essência da cultura tocantinense. Da mesma forma, o artesanato diz muito da criatividade das comunidades locais”, frisou, ao mencionar a experiência de descobrir os roteiros tocantinenses.

O relator também destacou os principais atrativos do estado, como o Parque Estadual do Jalapão, a Ilha do Bananal, além das setes regiões turísticas, entre elas Cantão e Serras Gerais.

Para o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano, a aprovação da proposta, que ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, irá fortalecer o turismo tocantinense. “Trará mais visibilidade e investimentos ao Tocantins. Com a aprovação deste projeto, só temos a ganhar nesta retomada do turismo, ao passo em que a demanda pelos destinos que o Tocantins oferece tem crescido em meio ao novo perfil dos que buscam viajar pelo Brasil”, ressaltou Jairo Mariano, ao parabenizar os parlamentares envolvidos na aprovação da proposta.
(Governo do Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento