25/10/2021 às 07h37min - Atualizada em 25/10/2021 às 07h37min

Cemitérios do TO terão estacionamento, tendas, banheiros e bebedouros para receber visitantes


Foto: Divulgação
 
Cemitérios de Palmas, Araguaína e Gurupi, as três principais cidades do estado, se preparam para receber os visitantes no Dia de Finados, 2 de novembro. Os locais estão sendo revitalizados e terão tendas, estacionamentos internos, banheiros, bebedouros e iluminação.

Palmas

Em Palmas, os cemitérios localizados em Taquaralto, Taquaruçu e no distrito de Buritirana, já estão prontos para receberem os familiares e amigos que irão visitar e prestar homenagem aos seus entes queridos.

No cemitério Jardim da Paz, o maior da capital, os trabalhos estão acelerados e para esse ano está prevista a implantação de um estacionamento interno para mais de 200 veículos e mais três entradas laterais para facilitar o acesso aos túmulos.

Os trabalhos são executados pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que trabalham na sinalização do estacionamento e da via de acesso, além da pintura, roçagem e varrição.

As visitações nos locais iniciarão às 7h até as 18h, e contarão com o reforço da Guarda Metropolitana, Polícia Militar, além de agentes da Secretaria Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). Neste ano, serão realizadas duas missas no cemitério Jardim da Paz, duas pela manhã e duas à tarde. No local estão sepultadas mais de nove mil pessoas.

Segundo o diretor de limpeza pública da Seisp, Willian Roberto de Ataídes, neste ano o Jardim da Paz também contará com identificação dos pontos de acesso desde a rodovia até a entrada do cemitério, além da identificação das alas e avisos importantes com relação à pandemia.

O diretor lembra que a pandemia ainda não acabou, por isso é importante que quem for visitar os cemitérios, não se esqueça de usar máscara, manter o distanciamento, e se possível levar seu álcool em gel. “Temos lavatórios e dispenser de álcool, mas é importante que cada um traga o seu, até devido à quantidade de visitantes ser muito grande no dia”.

Araguaína

O Cemitério São Lázaro contará com três tendas e cadeiras, sendo uma interna e duas externas, para abrigar os eventos religiosos tradicionais da data, além de banheiros químicos e bebedouros para garantir o bem-estar dos visitantes. O local também passará por reparos e higienização geral.

Os comerciantes deverão seguir protocolos de segurança contra a covid-19 e manter o distanciamento entre cada barraca e disponibilizar álcool em gel para os clientes. O uso de máscara é obrigatório e as medidas serão fiscalizadas.

O horário de visitação será das 6h às 18h. Além da estrutura para receber a população, no local também haverá um espaço para aqueles que precisam regularizar ou atualizar os terrenos dos seus familiares, no cemitério.

A prefeitura também informou que os vendedores ambulantes que irão ao local para comercializar produtos devem fazer um cadastro até dia 22 de outubro. Os interessados podem procurar a Fundação de Atividade Municipal, localizada na Rua Humberto de Campos, nº 508, no Bairro São João, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os vendedores devem levar documentos pessoais, comprovante de endereço e a metragem do espaço que vão ocupar.

Gurupi

Em Gurupi, os cemitérios Santo Antônio, que fica no centro da cidade, e São José, mais conhecido como Cemitério Novo, na saída para Peixe, estão passando por limpeza.

Os serviços tiveram início na semana passada com uma equipe de 30 servidores, que contam com apoio de uma retroescavadeira e uma caçamba. Dentre as ações estão sendo realizadas poda de árvores, varrição, rastelagem, capinagem, remoção de lixo e entulhos, pintura de meio-fio e paredes, manutenção predial, restauração da rede elétrica e troca de lâmpadas.

A secretaria informa ainda que mesmo com o serviço em andamento, os cemitérios não serão interditados durante os trabalhos, que ocorrerão até o fim do mês de outubro.

De acordo com o diretor de iluminação, Welerson Barros, os serviços na parte de manutenção elétrica, no cemitério Santo Antônio foram concluídos. "A parte elétrica do cemitério estava em situação de abandono. Foi realizada toda a revitalização da parte elétrica, refletores internos e externos e trocas de todas as luminárias danificadas".

Também estão sendo realizados serviços de pintura e manutenção da rede elétrica.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento