21/10/2021 às 13h29min - Atualizada em 21/10/2021 às 13h29min

Tocantins participa do Fórum Mundial de Bioeconomia e de Governadores da Amazônia Legal, no Pará


Foto: Divulgação
 
Representantes de órgãos estaduais do Tocantins participam, nesta quinta-feira, 21, de oficinas e visitas técnicas durante a programação do Fórum Mundial de Bioeconomia 2021 (World BioEconomy Forum) e do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Neste ano, o Brasil sedia o Fórum Mundial de Bioeconomia, que teve início na segunda-feira, 18, em Belém/PA.

A equipe do Tocantins é composta por técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Defesa Civil Estadual, que participam de oficinas para capacitação na execução do Plano de Prevenção e Combate aos Desmatamentos e Incêndios Florestais do Tocantins 2021-2025 e realizam ainda visita técnica ao Centro Integrado de Monitoramento Ambiental do Estado do Pará. A ação faz parte dos esforços conjuntos e das estratégias integradas do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

"A capacitação técnica é um importante passo para a implementação de ações integradas, tanto no âmbito do Estado do Tocantins, como também no âmbito da Amazônia Legal, em prol da convergência de esforços no sentido de prevenir, monitorar e combater o desmatamento e os incêndios florestais", destaca Eliandro Gualberto, diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins.

“A participação do Tocantins foi muito importante, pois foram apresentados roteiros técnicos para elaboração e monitoramento dos planos de combate ao desmatamento e queimadas nos estados; discutidos os principais indicadores que devem conter em cada plano estadual, buscando sinergia entre os estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal; e essa foi a primeira fase da capacitação, que agora será realizada em formato digital. O Tocantins já possui o Plano de Combate ao Desmatamento e Queimadas e é relevante o alinhamento com outros estados”, reitera Renato Pires, gerente de Monitoramento e Gestão de Informações Ambientais do Naturatins.

“As oficinas realizadas foram de suma importância para contribuir com o desenvolvimento de capacidades dos estados da Amazônia Legal na implementação de ações integradas e no desenvolvimento de boas práticas na gestão dos planos estaduais de prevenção e controle do desmatamento e incêndios florestais, para elaboração, gestão, governança e monitoramento” pontua Karoline Carvalho de Oliveira, gerente de Conservação e Prevenção de Incêndios Florestais da Semarh.

“A participação no Fórum é importante, por agora tratarmos de um plano regional. Então são necessárias essas capacitações, essa linguagem comum, não só entre as instituições e, nesse ponto, o Tocantins se destaca pela integração que já existe, mas também entre as instituições dos estados. Essa é a primeira etapa da capacitação e a ideia é criar indicadores comuns aos estados, ter uma metodologia compartilhada, para que o Plano seja seguido dentro de cada Estado, mas que o resultado final beneficie toda região Norte e da Amazônia Legal. Assim, considero muito válida a integração dentro da região em busca de um objetivo comum, visando, claro, os problemas atuais, ligados às mudanças climáticas”, afirma Cel Alves, coordenador da Defesa Civil Estadual do Tocantins.

De acordo com a organização, diferentes bioeconomias circular de Belém e do estado do Pará estão sendo apresentadas à sociedade global do setor. Esse encontro faz parte da primeira etapa da capacitação em Boas Práticas em Gestão do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ). A capacitação ainda continua e foi apresentado um Termo de Referência para elaboração de planos de combate aos desmatamentos e queimadas. A segunda etapa, já prevista, deve ocorrer de forma on-line até o próximo dia 17 de novembro e um novo encontro, no dia 18 de novembro, será realizado para verificar os resultados dos estados.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90