19/10/2021 às 12h56min - Atualizada em 19/10/2021 às 12h56min

Humanização e liderança em equipe trazem certificação internacional para Hospital Municipal de Araguaína


Foto: Divulgação
 
O HMA (Hospital Municipal de Araguaína) Dr. Eduardo Medrado é a primeira unidade de saúde do Tocantins com certificação internacional. Na última sexta-feira, 15, a unidade conquistou o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, o mais alto do programa com sede no Canadá. O hospital atende crianças gratuitamente e é referência em cirurgias cardíacas pediátricas no Norte do Brasil.
 
No País, dos 6.820 hospitais existentes, entre públicos e privados, apenas 72 possuem o selo canadense, uma das mais importantes certificações estrangeiras na área da saúde. Isso equivale a 1% dos hospitais brasileiros.
 
Avaliação rigorosa

Público, custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania), o HMA passou por uma rigorosa avaliação antes de ser certificado pelo Accreditation Canada International, programa de excelência Qmentum International aplicado em mais de 40 países com o objetivo de garantir padrões de governança clínica e boas práticas assistenciais em hospitais.
 
A metodologia tem como foco o atendimento humanizado do usuário e o trabalho de times assistenciais para garantir que os pacientes possam ser acolhidos durante o tratamento. Um dos seus diferenciais é o uso de ferramentas que permitem a avaliação e a reestruturação dos processos de assistência, proporcionando a melhoria contínua dos serviços.
 
O método de atendimento assegura aos pacientes que o cuidado prestado pelos profissionais no hospital seja seguro, de qualidade e eficiente, baseado em evidências clínicas reconhecidas mundialmente.
 
A metodologia é aplicada no Brasil pelo IQG, por meio da Joint Venture com o HSO (Health Standards Organization).
 
Marco para o Tocantins


A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Abadia, disse que a conquista do selo é um marco para todos. “Parabéns ao ISAC e a todos os profissionais de saúde que participaram dessa conquista. A acreditação é um marco para o hospital, profissionais, pacientes, Araguaína e Tocantins”, celebrou.
 
Segundo Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC, esta conquista é resultado de um processo que começou há dois anos com o desafio de transformar uma unidade comum de saúde em um ambiente que atua em busca de resultados clínicos, coloca o paciente no centro da atenção do cuidado, tem seus processos integrados e trabalha em prol da formação de líderes.
 
“A acreditação é motivo de muita alegria, orgulho e de reconhecimento pelo que foi construído até agora, mas é um primeiro passo. A gente pode melhorar a experiência do paciente. A gente pode ser um centro formador e compartilhador de experiências de qualidade e segurança do paciente. A gente vai impulsionar outras instituições a também percorrerem esse caminho e tudo que estamos fazendo é só o começo”, disse o gestor.
 
Márcio Brito, diretor técnico do HMA, também agradeceu a todos os profissionais pelo empenho. “Foi um sonho conquistado por todos. A gente sabe o quanto nós lutamos, começamos do zero. Revolucionamos o pensamento, o atendimento ao paciente e trilhamos esse caminho juntos. Esse trabalho foi feito por todos. Agora, estamos recebendo essa acreditação porque cada um contribuiu da sua forma, com seu pedacinho, com seu pouco, com seu muito, fazendo o nosso serviço humanizado e integrado”, disse o diretor técnico.
 
Hospital pediátrico

O HMA oferta tratamento gratuito e está vinculado ao SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade possui 61 leitos e é referência em pediatria para toda a região macro norte de saúde do Estado do Tocantins.
 
A unidade oferece serviços de UTI pediátrica, internação pediátrica, cirurgia cardíaca pediátrica e neonatal, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência. Também oferta à população exames laboratoriais, de radiografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia.
(Prefeitura de Araguaína).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento