16/10/2021 às 07h12min - Atualizada em 16/10/2021 às 07h12min

Polícia Civil do Tocantins participa de ação nacional de combate à violência contra idosos


Foto: Divulgação
 
A Polícia Civil do Estado do Tocantins (PC-TO) iniciou, nesta sexta-feira, 15, as ações da operação Vetus II, com objetivo de intensificar o combate à violência contra idosos. A ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Responsável por coordenar as ações da Operação Vetus no Tocantins, a delegada Daise Rodrigues Teixeira explica que durante a operação, os profissionais de segurança pública apurarão denúncias recebidas por meio do número disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais.

O trabalho também prevê a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas e cumprimento de mandados e medidas protetivas. “No decorrer das ações da Operação Vetus, que teve início na data de hoje, equipes de policiais civis foram montadas e atuarão em Palmas e também no interior do Estado, com o objetivo de reforçar as ações de enfrentamento aos crimes praticados contra o idoso, priorizando inquéritos e investigações que estejam em curso, ou mesmo instaurando novos procedimentos investigativos que se fizerem necessários”, ressalta a autoridade policial.

A Delegada Daise Teixeira lembra que a violência praticada contra o idoso pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. “A Polícia Civil do Tocantins está participando desse esforço nacional com o objetivo de diminuir as várias práticas de violência cometidas contra os idosos, sendo que muitas vezes, a violência é praticada no seio familiar por parentes próximos”, aponta a autoridade policial.

No Tocantins, as denúncias podem ser feitas, por meio do telefone 197, da Polícia Civil, ou então diretamente em qualquer unidade da PC-TO, mais próxima. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90