15/10/2021 às 08h24min - Atualizada em 15/10/2021 às 08h24min

Governo do Tocantins inicia entrega dos 36 tratores adquiridos para fortalecer agricultura familiar


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), iniciou pela região sul a entrega dos 36 tratores adquiridos por meio de convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Mapa) e também com emendas destinadas pelo deputado federal Carlos Gaguim e pelo senador Eduardo Gomes.

Com investimento de R$ 4,7 milhões pelo Convênio nº 890153/2019, os tratores fazem parte do projeto denominado Ferramentas Estruturantes para a Agricultura, desenvolvido pelo Ruraltins em prol do desenvolvimento social e econômico dos pequenos produtores rurais nos municípios tocantinenses.

A entrega dos primeiros dez tratores ocorreu nessa quarta-feira, 13, em Talismã, durante solenidade para assinatura dos convênios do programa Tocando em Frente e os termos de cooperação do Pró-município, promovido pelo governador Mauro Carlesse. Já os municípios contemplados nesta primeira remessa foram: Araguaçu, Cariri, Dueré, Figueirópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Sandolândia, São Valério da Natividade e Talismã.

O presidente do órgão rural, Fabiano Miranda, afirmou que o investimento na mecanização agrícola é essencial para o desenvolvimento do agronegócio no Estado. Segundo ele, a junção de forças do governador Mauro Carlesse, do deputado Carlos Gaguim e do senador Eduardo Gomes foi de grande relevância para possibilitar a aquisição dos tratores e fortalecer as ações do setor agrícola dos municípios contemplados.

“Essa ação tem o intuito de alcançar 1.800 produtores de forma direta e, assim, fomentar o setor agropecuário, gerando renda e aquecendo a economia local e regional”, observou o Fabiano Miranda.

O deputado Carlos Gaguim também reforçou as contribuições desse maquinário para o setor agrícola no Estado. “A entrega desses equipamentos vai propiciar desenvolvimento e oportunidade nos municípios. Só quem está na administração municipal sabe a necessidade e a falta que um utilitário desses faz. O senador Eduardo Gomes e eu estamos trabalhando para conquistar recursos e suprir essas necessidades dos nossos municípios”, destacou.

Diogo Borges, prefeito de Talismã, município contemplado com um dos tratores, comemorou e agradeceu pelos benefícios recebidos. “Para nós, é motivo de muita alegria. Hoje, Talismã e as cidades circunvizinhas foram contempladas pelo programa Tocando em Frente, com o recurso de mais de R$ 3 milhões, e desses, 10 foram contemplados com os tratores do Ruraltins para atender nossa agricultura familiar. Essa ação vem mostrando que o Governo quer investir nos municípios, quer fazer jus a sua bandeira municipalista”, reforçou.

A prefeita de Jaú do Tocantins, Luciene Lourenço de Araújo, também agradeceu e reforçou a importância da gestão municipalista. “Este é um momento importante para o povo de Jaú do Tocantins. Graças a Deus, o nosso Governador vem trabalhando muito bem e o povo só tem a ganhar com essa gestão municipalista. Esse trator veio no momento oportuno para que possamos atender melhor os pequenos produtores da nossa cidade, que hoje somam cerca de 100 famílias rurais”.

O gestor de Dueré, Valdení Carvalho, reforçou a parceria com o Ruraltins local para fomentar a agricultura familiar do município, e agradeceu ao governo e aos parlamentares pela cessão do maquinário. “Chegou em boa hora, pois já está começando a chuva e a demanda é muito grande para gradear a terra dos agricultores do nosso município. Só temos que agradecer”.

Municípios contemplados

Os municípios contemplados com os tratores são: Alvorada, Aparecida do Rio Negro, Araguacema, Araguaçu, Araguanã, Barra do Ouro, Barrolândia, Cariri do Tocantins, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Conceição do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Gurupi, Itaporã do Tocantins, Jaú do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Mateiros, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Palmeirópolis, Pequizeiro, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Pugmil, Rio Sono, Sandolândia, Santa Fé, São Valério da Natividade, Talismã, Tocantínia, Wanderlândia e Xambioá.

As próximas entregas, de acordo com o presidente do Ruraltins, serão feitas em conformidade com a agenda do Governo do Tocantins.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento