14/10/2021 às 13h07min - Atualizada em 14/10/2021 às 13h07min

Com incentivo do Governo do Tocantins, Projeto Trilhas Tocantinenses estreia nesta sexta, 15


Foto: Divulgação
 
Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Orquestra Viva Música, conjunto musical vinculado à Associação Viva Música, apresenta nesta sexta-feira, 15, e sábado, 16, às 20 horas, no auditório da Segunda Igreja Batista de Palmas - Sibapa (208 Sul), o projeto Trilhas Tocantinenses.

No repertório, canções como Passarim do Jalapão, Taquarulua e Senhor do Bonfim, já bastante conhecidas na voz do artista regional Dorivã Borges, ganharão ares de música clássica com interpretação de orquestra. O concerto musical será apresentado por 26 instrumentistas da Orquestra Viva Música com participação especial do cantor Dorivã, acompanhado da orquestra com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos.

As canções têm orquestração dos maestros Heitor Oliveira e Wilames da Costa, e arranjos de Dorivã, Carlos Fuchs, Luis Chaffin e Jessé Fonseca. De acordo com o maestro Bruno Barreto, responsável pelo projeto, a ideia surgiu da necessidade do fomento da prática e, consequentemente, da fruição da música instrumental de concerto, além da valorização da cultura regional tocantinense. "As canções do músico Dorivã ganham arranjos muito especiais, que certamente vão emocionar o público que prestigiar", adianta o artista.

"O projeto Trilhas Tocantinenses além de contribuir com a formação de plateia, mostra o potencial das canções regionais tocantinenses com arranjos clássicos interpretados por orquestra”, enfatizou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

Este é o primeiro de uma série de dois concertos musicais. Ambos contarão com gravação audiovisual e ficarão disponíveis nas redes sociais da Associação Viva Música.

Orquestra

A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto e é formada por 26 instrumentistas. Ao longo da sua existência, participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como: Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Adetuc, com apoio do Governo Federal, via Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento