08/10/2021 às 13h30min - Atualizada em 08/10/2021 às 13h30min

Tocantins encanta visitantes da Abav Expo Collab 2021 em Fortaleza


Foto: Divulgação
 
Presente na maior feira de turismo da América Latina, o Estado do Tocantins tem apresentando em seu estande seus ritos, histórias e tradições que compõem a extensa colcha de retalho que é a cultura tocantinense que, junto com paisagens de beleza ímpar em um paraíso natural, que reúne a biodiversidade da Amazônia, as riquezas do Cerrado e a exuberância do Pantanal, criam experiências inimagináveis para quem se aventura pelo Estado mais novo do país.

Em uma união inevitável, os roteiros do coração do Brasil propiciam aos turistas muito mais que um contato com a natureza, mas uma imersão em um mundo do turismo de aventura, ecoturismo, turismo de pesca, além do etnoturismo e turismo de experiência. “Todos ouvem falar do Tocantins tendo como referência o Jalapão, mas podemos descobrir, visitando o estande, que há outros inúmeros roteiros a serem explorados e comercializados. Isso com certeza tem sido um destaque, pois além do turismo estamos nos encantando com a cultura tocantinense”, ressalta Nara Magalhães, empresária do Ceará, que atua no ramo de turismo de aventura.

A integração da cultura tocantinense aos roteiros turísticos tem sido um diálogo constante entre expositores, visitantes e de instituições ligadas ao trade, durante toda a feira. "Como conhecedora da história das comunidades quilombolas, vejo nesta Abav o Estado apresentando uma nova forma das pessoas conhecerem o seu turismo, que sempre foi vendido muito pelas paisagens, mas que agora percebe que não pode mais receber visitantes sem que ele conheça a história do Tocantins e sua cultura, pois isso agregará mais valor aos roteiros de um dos lugares mais desejados do Brasil”, afirma Mariane Costa fundadora do Instituto Vivejar, reconhecido pelos principais prêmios de turismo sustentável do Brasil.

Mesmo quem já visitou Tocantins ficou impressionado com outras possibilidades de redescobrir novas vivências nos mesmos destinos. Para o casal Marauê Nunes e Raquel Pinto, que viaja pelo Brasil a bordo de um motorhome e passaram mais de um mês percorrendo o Estado, a experiência de conhecer o Estado é única. “Todos devem conhecer o Tocantins. É um Estado com atrativos ainda pouco explorados e uma cultura muito rica. Ficamos apaixonados durante os dias que passamos pelo Tocantins. Aqui na Abav visitamos o estande para matar um pouco da saudade que temos de um dos melhores lugares por onde ja passamos”, revela Raquel.

Cumprindo as medidas de segurança e prevenção à covid-19, o Tocantins busca inovar no estante ao apresentar diferentes manifestações culturais nos três dias de exposição. Entre as atrações apresentadas na feira estão povos indígenas, a tradição das Cavalhadas em Taguatinga e a dança, simbolizadas pela suça e catira. A representatividade do artesanato tocantinense também faz parte do estande de 80 m², com o tradicional capim dourado, das peças produzidas pelas comunidades indígenas e das biojoias feitas do coco babaçu, fizeram a alegria dos visitantes que puderam levar para casa um pouco da cultura do Tocantins.

Já a gastronomia atraiu os paladares mais refinados e encantou quem experimentou da paçoca de carne de sol e do amor perfeito, produzido na cidade de Natividade. "Eu achei o Amor Perfeito muito bom, se parece muito com um biscoito de goma que temos por aqui, porém ele é melhor porque é mais docinho. O estande do Tocantins é incrível, bem diverso e os produtos que são entregues remetem muito bem a cultura do Tocantins. Para alguém que não conhece, ao visitar o estande, consegue ter uma noção ampla do Estado”, ressalta o turismólogo Felipe Silvério.

Para o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, a busca dos visitantes pelo Tocantins na ABAV Expo & Collab representa o anseio dos turistas e investidores em visitar o Estado neste período de retomada. "Nosso foco é trazer essa pluralidade dos destinos, dos roteiros e da nossa cultura, apresentando ao mundo o Tocantins como somos, diverso, alegre, multicultural. Por determinação do governador Mauro Carlesse temos ampliado os investimentos em turismo e buscado mostrar para o mundo as potencialidades do turismo tocantinense”, frisa o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.
(Governo do Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento