08/10/2021 às 13h22min - Atualizada em 08/10/2021 às 13h22min

Tocantins está entre os estados mais rápidos para se abrir uma empresa


Foto: Divulgação
 
O Tocantins subiu da décima 10ª para a 8ª posição no ranking dos estados brasileiros onde é mais rápido abrir uma empresa. Os dados são do Governo Federal apresentados por meio do Portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
 
A evolução foi registrada entre julho, quando o Estado estava em 10º, e setembro, mês em que subiu para 8º lugar. O tempo médio para a abertura de uma empresa no Tocantins evoluiu de aproximadamente dois dias e duas horas para um dia e 22 horas. Para calcular esse tempo, são contados os processos de viabilidade, registro e obtenção de CNPJ, que são responsabilidades, respectivamente, dos municípios, Junta Comercial e Receita Federal.
 
No Tocantins, o tempo somente para registro, que é de responsabilidade da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) é mais eficiente. A Jucetins leva, aproximadamente, 11 horas para registrar uma empresa. Em julho, esse tempo era de 15 horas. O tempo total de abertura acaba se tornando maior, pois calcula-se o tempo médio da viabilidade feita pelos municípios, que varia de prefeitura para prefeitura.
 
Porém, quando o empreendedor escolhe o contrato padrão, o deferimento do processo é automático e ele já pode iniciar as atividades do seu negócio.
 
Se considerar o ranking em meses anteriores, o Tocantins evoluiu ainda mais. Em maio, o Estado estava na 22ª posição.
 
Investimento
 
O resultado positivo, mais um que o Governo do Tocantins conquista no ano na área de registro de empresas, é fruto do investimento em tecnologia, desburocratização e simplificação. “A determinação do governador Mauro Carlesse é proporcionar rapidez, segurança e redução de custos para quem deseja abrir uma empresa no Tocantins. Somos parceiros do empresário e queremos um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento econômico”, destaca a presidente da Jucetins, Thaís Coelho. (Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento