07/10/2021 às 12h46min - Atualizada em 07/10/2021 às 12h46min

Tocantins é destaque durante abertura da ABAV Expo & Collab em Fortaleza


Foto: Divulgação
 
A cultura e os atrativos naturais do Tocantins, que compõem um dos roteiros turísticos mais encantadores do país, foram destaques nessa quarta-feira, 6, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, durante a abertura da 48ª edição da ABAV Expo & Collab. 

Localizado no coração do Brasil, o Estado, que possui sete regiões turísticas, entre elas Jalapão, Serras Gerais e Cantão, apresenta nesta edição da ABAV seus atrativos turísticos e culturais ao promover, durante um dos maiores eventos no segmento turístico da América Latina, suas potencialidades, com focos principais aos investidores e turistas que buscam por segmentos como turismo de experiência, turismo de aventura, ecoturismo e turismo de natureza.

Durante a abertura da ABAV Expo & Collab, o Tocantins foi referenciado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, que mencionou em seu discurso o lançamento da campanha Turismo de Natureza, ocorrida na cidade de Caseara, na região turística do Cantão, no dia 14 de julho deste ano. "Poderíamos ter escolhido outro Estado, mas escolhemos o Tocantins, pois há lugares lindos que precisam ser descobertos”, destacou.

Presente na abertura do evento, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, ressaltou o protagonismo do Tocantins na feira. “A busca pelo Tocantins tem sido uma unanimidade. Desta forma, estamos mostrando a força do nosso turismo e da nossa cultura ao Brasil e ao mundo e vendo o interesse das pessoas em descobrir as belezas e os encantos do nosso Estado”, afirmou ao dizer que a ABAV Expo & Collab é uma das maiores vitrines do turismo para o Brasil e América Latina e o que o objetivo do Governo do Estado é triplicar, nos próximos anos, a atuação do turismo na economia tocantinense.

Cultura em destaque

Destino ideal para os amantes da natureza, o Tocantins ainda possui características culturais específicas que guardam memórias do seu povo, além de tradições passadas de geração a geração na música, no artesanato, na religiosidade e na dança.

No estande de 80 m², o turismo e a cultura andam de mãos dadas, com exposição do vestido de capim dourado, além da entrega de artesanatos produzidos por comunidades quilombolas, artesãos tradicionais e indígenas. Ao todo, 32 empresas tocantinenses e instituições ligadas ao trade turístico participam da ABAV Expo & Collab 2021 no espaço adquirido pelo Governo do Tocantins.

"Para a indígena Narubia Werreira, presidente do Instituto Indígena do Tocantins, a possibilidade de mostrar a nossa cultura e potencialidade do Tocantins para o etnoturismo, que é um turismo sustentável, tanto do ponto de vista ambiental como cultural, garantirá renda aos indígenas e toda a cadeia de turismo que tem se expandido no Tocantins”, completou.

ABAV Expo & Collab

A 48ª edição da ABAV Expo & Collab ocorre de forma híbrida, entre os dias 6 e 8 de outubro, de forma presencial e virtual. Visite o estande virtual do Tocantins no endereço eletrônico abavexpo.com.br.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento