23/09/2021 às 07h31min - Atualizada em 23/09/2021 às 07h31min

Em Araguaína, prefeitos do Tocantins têm oportunidade de sanar pendências e obter esclarecimentos sobre sistemas de repasse da Educação


Foto: Divulgação
 
Uma oportunidade única para todas as 139 prefeituras do Tocantins: encontros individuais com técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do MEC (Ministério da Educação) para sanar pendências ou obter esclarecimentos sobre impedimentos que por ventura os municípios tenham nos sistemas de repasses de recursos da Educação. Com isso, os municípios podem derrubar bloqueios e voltar a estar aptos para convênios na área.

Esse é o evento “Atendimento do MEC e FNDE aos Prefeitos do Tocantins”, que será realizado nesta segunda-feira, 27 de setembro, em Araguaína. A atividade é voltada para prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação e demais gestores da área dos 139 municípios do Tocantins.

Promovido conjuntamente pela Bancada Federal do Tocantins, Ministério da Educação e a Prefeitura de Araguaína, com a parceria do Unitpac (Centro Universitário Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos) e da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), o evento terá a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente do FNDE, Marcelo Ponte.

Os atendimentos e as palestras principais vão ocorrer na sede do Unitpac, a partir das 8h30. “A função de um congressista federal não é apenas destinar emendas e trabalhar no Legislativo. Nós somos o caminho para que os municípios tenham acesso ao governo federal e, com essa realização, estamos ajudando diretamente todos os municípios do Estado e trabalhando pelo futuro das nossas crianças e jovens”, explicou o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade), coordenador da Bancada Federal no Congresso Nacional.

De 2019 até agora, a Bancada Federal destinou R$ 118 milhões para a educação pública do Tocantins apenas de emendas impositivas coletivas. Além disso, outros milhões de reais foram destinados via emendas individuais impositivas de cada um dos 11 parlamentares do Estado – oito deputados federais e três senadores.

Além disso, a Bancada Federal atua constantemente em Brasília na defesa das instituições federais de ensino do Tocantins – UFNT, UFT (Universidade Federal do Tocantins) e IFTO (Instituto Federal do Tocantins).

“Independente de partidos políticos e posições ideológicas, nós deputados e senadores sempre vamos trabalhar pelo bem do Estado, pelo bem da educação e para ajudar a melhorar o Tocantins. Esse evento reforça o nossa atuação em prol da educação pública”, disse Tiago Dimas.

Programação conta com visitas do ministro e se inicia no domingo

O evento e as palestra principais ocorrem na segunda-feira, mas no domingo, 26 de setembro, já tem programação com a presença do ministro em Araguaína. Milton Ribeiro vai visitar o Centro de Ciência e Saúde e a Escola de Medicina veterinária da UFNT em Araguaína.

Ele também vai empossar o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, reconduzido ao cargo para mais um mandato. Na segunda-feira, Milton Ribeiro, visitará a clínica-escola Mundo Autista, referência na atenção a crianças do espectro autista no Tocantins.

Araguaína, uma parceira das prefeituras

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (Solidariedade), ressaltou ser uma enorme satisfação para a gestão municipal comandada por ele ajudar todas as prefeituras do Estado. “Nos honra muito receber o ministro, o presidente do FNDE e toda a equipe técnica aqui na nossa cidade. Araguaína mudou muito nos últimos anos também com investimentos pesados na educação. A educação transforma e nós não podíamos deixar de colaborar em um momento como esse”, afirmou Wagner.

Até à tarde desta quarta-feira, 22 de setembro, já são 67 municípios do Tocantins confirmados.

A inscrição para o evento é obrigatória e deve ser feita neste link: 

https://docs.google.com/forms/d/1CMvihctio6Pgto-Q98J6JUO7WUqu7BGtn29JTJXcm2I/ 




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento