20/09/2021 às 13h12min - Atualizada em 20/09/2021 às 13h12min

Governo do Tocantins abre oficialmente os aulões do programa #TOnoEnem 2021


Foto: Divulgação
 
Em agenda no município de Gurupi, o vice-governador Wanderlei Barbosa, e a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes Adriana Aguiar, abriram nesse sábado, 18, os aulões do programa #TOnoEnem 2021, que neste ano está com a campanha TO de casa NO ENEM. A iniciativa tem como objetivo preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Em cada uma das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs) será realizado um Aulão, com exceção dos municípios de Araguatins, Dianópolis, Tocantinópolis, que ainda estão sob vigência de decretos impeditivos para eventos presenciais. Em Gurupi, as atividades ocorrem no Plenário Salomão Lustosa Pinheiro. 

O vice-governador, Wanderlei Barbosa destacou que o Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes tem trabalhado para garantir aos estudantes oportunidades de qualificação. "A formação é o melhor meio para que cada um tenha condição de alcançar bom desempenho. O nosso desejo, o desejo do Governo do Tocantins é que os estudantes tenham condições de realizar os seus sonhos. Para isso, temos investido em educação, em qualificação, em infraestrutura e em novos projetos", apontou. 

Conforme explicou a titular da Seduc, Adriana Aguiar as aulas são focadas em conteúdos específicos do Enem. "As mobilizações estão ocorrendo nas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes que toda semana irão organizar os aulões, assim como receberão as inscrições dos estudantes. Para cada semana, é necessário uma nova inscrição. Além disso, também entregamos para os estudantes materiais apostilados com conteúdo específicos para o Exame. Estamos dando condições de preparação para os nossos estudantes ingressarem no ensino superior", explicou. 

A diretora Regional de Educação, Juventude e Esportes de Gurupi, Elizabeth Gama destacou que as oportunidades aparecem para nos ajudar a encontrarmos o nosso caminho. "Desde pequena eu aprendi sobre oportunidade, quando a gente agarra as oportunidades, os resultados vêm. O #TOnoEnem 2021 é uma grande oportunidade, que, se bem aproveitada, trará grandes resultados", pontuou. 

Para participar das próximas aulas, os estudantes devem efetuar inscrição no site da Seduc, onde há um link específico para cada Regional, disponível em: https://www.to.gov.br/seduc/inscricoes/1lhvphcpfk3b. O estudante poderá escolher o local em que deseja assistir aos aulões, independente do município onde mora. 

Preparação 

O estudante surdo Bruno Fernandes da Silva, 19 anos, da 3ª série,  do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, com o auxílio da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da unidade de ensino, Vânia dos Santos Lemes, falou que seu sonho é buscar uma formação na área de tecnologia e que as aulas do #TOnoEnem serão um importante incentivo nesse sentido. 

Já o estudante Gustavo Adrille Souza Borges, 17 anos, da 3ª série, do Centro de Ensino Médio de Gurupi, falou da importância dos materiais disponibilizados pelo programa. "Os livros, as videoaulas e os aulões são ferramentas que, com certeza, vão nos ajudar a obter resultados nas provas. Eu quero fazer Engenharia Civil, para isso estudo todas as tardes. Estou confiante".

Programa 

O programa #TOnoEnem, desenvolvido desde 2017, utiliza metodologias de aprendizagens e estratégias de acesso às informações e conteúdos abordados no Enem, considerando a diversidade de nosso Estado. Em 2017 o programa atendeu a 15 mil estudantes, em 2018 foram 17 mil estudantes atendidos, 2019 foram 25 mil estudantes, e, em 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus, as atividades do programa foram ofertadas on-line e com estratégias de materiais impressos para atender às pluralidades dos estudantes dessa etapa de ensino.
(Governo do  Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento