20/09/2021 às 08h02min - Atualizada em 20/09/2021 às 08h02min

Estado tem mais de 50 mil eleitores com título cancelado


Foto: Divulgação
 
Quase 50 mil eleitores estão com o título cancelado no Tocantins e têm até maio de 2022 para regularizar a situação. Quem não se regularizar pode enfrentar várias consequências. O principal motivo dos cancelamentos é ter deixado de votar em três eleições seguidas e não justificar a ausência.

Lembrando que se a eleição tiver dois turnos, a ausência conta como duas faltas. Quem se encontrar nessa situação ainda tem tempo de acertar as contas com a Justiça Eleitoral.

A aposentada Cristina Guedes não perde uma eleição e, claro, está com o título em dias. "A gente tem que escolher um representante da nossa cidade para fazer alguma coisa de beneficio a todos. Então é o motivo que eu voto, tenho prazer de votar", disse.

Todo o processo pode ser feito de forma online. Basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e clicar na opção de atendimento ao cidadão. É possível consultar como está a sua situação e se regularizar.

"Lembrando que em anos eleitorais o prazo fecha 150 dias antes da eleição, ou seja, em maio é o último prazo para o eleitor regularizar o seu cadastro e ativar seu título novamente”, explicou o secretário de tecnologia da informação do TER, Valdenir Borges Júnior.

Em 2022 o prazo limite para se regularizar é 4 de maio de 2022. Quem perder o prazo fica impedido de tomar posse em concurso público, fazer passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, fazer empréstimos em instituições de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública ou praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

“Atualmente o Tribunal Superior Eleitoral que exime os eleitores de terem seus títulos cancelados a partir de janeiro de 2021. Contudo, aqueles eleitores que tiveram seus títulos cancelados antes disso precisam procurar o TSE para regularizar a situação”, explicou a advogada Marcella Ayres.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento