17/09/2021 às 14h02min - Atualizada em 17/09/2021 às 14h02min

Festa da Colheita do Capim Dourado conta com apoio do Governo do Tocantins


Foto: Divulgação
 
Criada para festejar e defender a preservação e manejo do capim dourado, espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland), a Festa da Colheita do Capim Dourado volta a ser realizada neste fim de semana, na Comunidade Mumbuca, no Jalapão, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Realizada pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca desta sexta-feira, 17, ao domingo, 19, a programação terá vários momentos, incluindo atividades esportivas, religiosas e culturais. O Estado colaborou com a montagem da estrutura e logística e fará a entrega de 200 kits de alimentos.

O traje típico da cultura regional do Tocantins que foi utilizado no evento Miss Brasil Mundo 2021, pela representante do Estado, ficará exposto e haverá um bate-papo com o estilista Luiz Fernando. A equipe da Superintendência de Cultura da Adetuc fará emissão e entrega da Carteira Nacional de Artesão, além de um momento musical com os artistas Braguinha Barroso, Genésio Tocantins e Núbia Dourado.

“O Governo do Tocantins não poderia deixar de colaborar e participar desta edição de retomada da Festa da Colheita, após um período de grande dificuldade vivido pelos artesãos com a pandemia de covid-19”, afirma o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, lembrando que a gestão Mauro Carlesse não mediu esforços para mitigar os impactos da suspensão temporária das atividades turísticas na região do Jalapão.

Os organizadores ressaltam que o uso de máscara é obrigatório durante todo o evento e o consumo de álcool e qualquer substância ilícita é proibido.

Vale ouro

O capim dourado nasce em campos úmidos próximos às veredas do Cerrado, mas as peças artesanais só se tornaram famosas a partir do trabalho das artesãs do Jalapão, em especial da Comunidade Mumbuca, distante 32 km de Mateiros, em pleno Parque Estadual do Jalapão. Trata-se de um recurso natural finito e para preservá-lo a colheita é permitida somente entre os meses de setembro e novembro, por artesãos integrados a uma das associações da região.

A programação completa da Festa da Colheita pode ser conferida no site da Adetuc, https://www.to.gov.br/adetuc.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento