03/09/2021 às 13h35min - Atualizada em 03/09/2021 às 13h35min
Polícia Militar realiza Operação Independência em todo o Tocantins
Foto: Divulgação A Polícia Militar (PMTO) desencadeia a partir deste sábado, 4, em todo o Estado, a Operação Independência, com o objetivo de preservar a ordem pública, proteger o patrimônio, garantir a segurança, o bem-estar e a tranquilidade social no território tocantinense. As ações ocorrem até a quarta-feira, 8, sendo intensificadas no dia 7 de setembro, feriado nacional em que se comemora o dia da Independência do Brasil, para o qual estão previstas manifestações em âmbito nacional.
Com o feriado prolongado, em virtude do dia da Padroeira do Estado, Nossa Senhora da Natividade, celebrado em 8 de setembro, tem-se um cenário propício para viagens. Dessa forma, ocorre a necessidade de intensificação do policiamento ostensivo com o objetivo de minimizar ocorrências como furtos, assim como a fiscalização das medidas sanitárias em decorrência da propagação da covid-19, já que o momento pode levar à ocorrência de aglomerações.
Durante a operação, em todo o Tocantins, serão empregados cerca de 600 policiais militares por dia, o que corresponde ao efetivo policial militar escalado ordinariamente no serviço de radiopatrulha das unidades especializadas, bem como o efetivo apto e disponível, existente nas unidades, especialmente o serviço administrativo, que atuarão como reforço.
No decorrer da Operação Independência serão intensificadas as ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, fiscalização de veículos e pessoas nas rodovias, as ações de fiscalização nas divisas, além da fiscalização das medidas sanitárias restritivas, impostas pelos governos Estadual e municipais, em razão da pandemia da covid-19.
Os pontos de atuação das equipes policiais serão definidos pelos comandantes das Unidades Operacionais do Estado, de acordo com mapas estatísticos de manchas criminais e levantamentos do serviço de inteligência de cada Unidade envolvida. A Polícia Militar esclarece que no período, não serão informadas estatísticas quanto ao número de participantes em manifestações, tendo em vista não ser atribuição da instituição.
O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Julio Manoel da Silva Neto esclarece que “neste período de feriado prolongado, em que as pessoas geralmente utilizam para viajar, e com a previsão de possíveis manifestações no dia 7 de setembro, a PM realiza esta operação visando garantir segurança e tranquilidade para a população tocantinense, tomando todas as providências para que o cidadão possa usufruir da melhor forma seu feriado, de forma ordeira e pacífica", reforça. (Governo do Tocantins).