O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), já formou três turmas da modalidade on-line de suas capacitações.
Com a impossibilidade de oferecer aulas presenciais devido a pandemia da covid-19 a equipe do Sine de Gurupi, a 214 km de Palmas, se organizou para oferecer os cursos pelas salas de reuniões on-line do Google Meat e a proposta de acordo com a gerente da unidade, Kelen Martins, tem sido um sucesso. “Até o momento, já formamos 120 pessoas pela modalidade on-line e as pessoas tem aprovado a iniciativa, participado e divulgado. Nossa expectativa é continuar atendendo a comunidade e dar aos trabalhadores a chance de ingressar no mercado”, pontuou a gerente.
Os três primeiros cursos oferecidos foram sobre a montagem adequada de um currículo intitulado Meu currículo me representa?, posteriormente Como falar em público e o mais recente nos dias 11 e 12 de agosto foi Marketing Pessoal X Comportamento Profissional.
Para o secretário da Setas, José Messias Araújo a iniciativa é fundamental para garantir que as oportunidades de trabalho que estão surgindo no Estado sejam ocupadas pelos trabalhadores tocantinenses. “O Governo do Tocantins tem investido muito em inúmeros frentes o que tem resultado em mais emprego e renda para nosso Estado. Os últimos dados do Caged [Cadastro Geral de Empregado e Desempregados], por exemplo, mostra um crescimento de 40% com relação ao mesmo período do ano passado. Com base nisso nosso objetivo é capacitar mais e mais população para que possam ocupar essas vagas”, pontuou o gestor.
Os cursos geralmente são ministrados on-line e ao vivo pela plataforma Google Meet em duas aulas de 4 horas cada, no período noturno. Os interessados precisam se inscrever dentro do prazo divulgado pela equipe do Sine e, assim, recebem pelo WhatsApp o link para participarem dos encontros.
O próximo curso será sobre vendas e está previsto para o final de agosto. Os interessados podem ficar atentos ao site www.setas.to.gov.br e redes sociais da Setas Instagram @SetasTocantins, por onde as inscrições serão divulgadas.
De acordo com uma das instrutoras dos cursos, a coach Gláucia Carneiro Gonçalves Costa, a grande vantagem da modalidade remota são os horários mais flexíveis e a possibilidade de manter contato com os alunos por meio de grupos de WhatsApp o que permite o compartilhamento de matérias. “Por meio desses grupos também podemos acompanhar o progresso dos alunos e ajudá-los em suas dificuldades”, afirmou a instrutora.
Os cursos são destinados a população em geral, pessoas em busca do primeiro emprego e trabalhadores tentando se reinserir no mercado.
A servidora da secretaria municipal de Assistência Social e Proteção a Mulher de Gurupi, Wanderléia Sinfrônio, participou do curso de Marketing Pessoal e falou sobre a experiência. “A capacitação foi importantíssima para todos nós. Participamos e saímos com outros pensamentos e estratégias para nossa atuação profissional”, declarou.
Outra aluna, Suely Mota Rodrigues, aproveitou a oportunidade para fazer dois cursos. “Fiquei sabendo do curso por um grupo de WhatsApp fiz primeiro o curso Como falar em público e depois Marketing Pessoal, ambos muito importantes para inovar e aprimorar meus conhecimentos, recomendo a todos que façam”, frisou Suely Mota Rodrigues.
Outro meio de acessar o serviço é pelos seguintes e-mails e números de Whatsapp.
- Em Palmas, pelo WhatsApp: 3218-1957 ou e-mail: vagasinepalmas@gmail.com; - Em Paraíso, pelo WhatsApp (63) 3602-3340 ou e-mail: vagasineparaiso@gmail.com; - Em Gurupi, pelo WhatsApp (63) 3351-2477 ou e-mail sinegurupivagas@hotmail.com
Nas mensagens enviadas a esses contatos devem conter nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.