10/08/2021 às 08h08min - Atualizada em 10/08/2021 às 08h08min

Provas de condicionamento físico são executadas em nova etapa do Concurso Público do Corpo de Bombeiros Militar


Foto: Divulgação
 
O fim de semana foi de muito esforço para os 345 candidatos que disputam as 115 vagas dos cargos de Cadete e Soldado 2ª classe, do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). No sábado e no domingo, 7 e 8, os candidatos passaram pelo Teste de Aptidão Física (TAF), em seis modalidades diferentes. Quem conseguiu índice, segue para a próxima etapa.

As provas ocorreram na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a maioria das atividades previstas no edital, e no Colégio Militar foram realizadas as atividades de natação. No domingo, apenas a UFT sediou as provas valendo índices para o certame.

No geral, os candidatos tiveram que apresentar boas condições para execução de equilíbrio dinâmico, flexão de braço em barra fixa, abdominal, flexão de braço em solo e corrida.

Acompanhamento

Os oficiais do CBMTO acompanharam a execução das provas. O presidente da Comissão de Concurso, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, esteve nos locais dos testes e aproveitou para desejar boa sorte aos candidatos. “É mais uma etapa executada com êxito”, afirmou o coronel.

Carlos Eduardo de Souza Farias destacou, contudo, que “esta é uma etapa necessária para que a gente possa ter um padrão mínimo. Sabemos que uma excelente condição física só é conseguida com o tempo, porém precisamos, inicialmente, que o ingresso tenha, no mínimo, um condicionamento que consigamos trabalhar e melhorar durante o período de formação, e é essa a condição mínima que o TAF pontua”, relatou.

Sobre as provas executadas, o coronel afirmou que, “em específico ao equilíbrio dinâmico, que ele [o candidato] não tenha fobia a uma das atividades de bombeiro militar, que é a altura, como também a condição do trabalho na água, que ele tenha condição mínima de nadar. Não dá para pegar uma pessoa e ensiná-la a nadar, então, tem que ter o padrão mínimo”.

Para que os candidatos pudessem executar as atividades normalmente, no período noturno, os organizadores do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe), instalaram luminárias ao redor da pista de atletismo.

O diretor de Ensino e Pesquisa do CBMTO, e membro da Comissão de Concurso, major Nilton Rodrigues, pontuou que, “foi possível selecionar os mais aptos fisicamente, uma vez que a função que vão exercer exige um condicionamento físico ideal. Boa parte dos candidatos a gente viu que estava em boas condições, bem preparada”, completou.

O resultado do TAF será publicado no dia 20 de agosto. E no dia 13 de setembro, será aplicado o teste psicológico. “Todos que obtiverem aptidão física serão automaticamente convocados para o exame psicológico”, pontuou o major.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90