30/07/2021 às 08h13min - Atualizada em 30/07/2021 às 08h13min

Corpo de Bombeiros começam a formação de 80 brigadistas para o combate de queimadas ilegais no Tocantins


Foto: Divulgação
 
Os 80 brigadistas que vão atuar no combate às queimadas ilegais e incêndios florestais no Tocantins, começaram a participar nesta quinta-feira, 29, do Curso de Formação promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Os combatentes do fogo foram selecionados após aprovação no teste de aptidão física realizada no início desta semana.

“Trata-se de um reforço importante, dado ao fato de ter uma cultura de queimadas [no Tocantins]. [Das] pessoas utilizarem fogo para eliminar a vegetação. Isso tem prejudicado o meio ambiente, trazido prejuízos e grande demanda para o Corpo de Bombeiros Militar”, explicou o major Nilton Rodrigues dos Santos, diretor de Ensino e Pesquisa da corporação.

Os brigadistas vão atuar somente no combate às queimadas ilegais e incêndios florestais. Cada grupo de cinco pessoas vai cumprir uma escala de trabalho, permanecendo nos Batalhões e nas Companhias de Bombeiros. “Eles chegam num momento importante, devido termos iniciado nossos trabalhos nos combates. E de agora para frente, devido à baixa umidade e a alta temperatura, vegetação muito seca e os fortes ventos, isso propicia a propagação dos incêndios florestais”, completou o major.

A importância da chegada do grupo foi também foi destacada pela tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante do 1º Batalhão, que classifica as queimadas urbanas e florestais ilegais como o maior desastre no Tocantins. “Nós nos sentimos, de certa forma, impotentes e incapazes de atender todas as ocorrências que chegam. A inclusão dos brigadistas não vai ser suficiente ainda, mas certamente alcançaremos um maior número de pessoas, de propriedade, de vida e meio ambiente”, pontuou.

Cada uma das oito unidades do Corpo de Bombeiros Militar é a responsável pela formação dos 10 brigadistas que vão atuar na região onde está instalada. Apenas Gurupi ainda não iniciou o curso, pois não houve quantidade de brigadistas suficiente para a formação da Brigada, mas uma nova chamada será feita para que o contingente seja completado.

A seleção dos 80 brigadistas foi autorizada pelo governador Mauro Carlesse, por meio de recursos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Os grupos são formados por homens e mulheres de todas as regiões do Estado. Em Palmas, três indígenas xerentes se classificaram para fazer parte da Brigada.

O Curso de Formação será encerrado neste sábado, 31, quando será realizada a parte prática para o combate, com abertura de aceiros secos, aceiros negros e uso de equipamentos como abafador, soprador e bomba costal, os principais itens a disposição da Brigada. A expectativa é que na próxima segunda-feira, 1º, os brigadistas já iniciem as escalas de trabalho sob a supervisão das companhias do CBMTO.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento