21/07/2021 às 07h53min - Atualizada em 21/07/2021 às 07h53min

Governo do Tocantins promove ações no mês da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço


Foto: Divulgação
 
Julho é o mês de conscientização da população sobre a prevenção e principalmente o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, que é fundamental para a cura, uma vez que o diagnóstico tardio - que ocorre em cerca de 60% dos casos - pode dificultar o tratamento e deixar sequelas nos pacientes. As ações de conscientização do Julho Verde estão sendo realizadas desde o início do mês, especialmente com a realização de lives para discutir sobre o tema. 

Na live desta terça-feira, 20, às 17 horas, no canal da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Instagram @saudeto, o tema será Câncer de boca, laringe e faringe, com o médico cirurgião de cabeça e pescoço do HGP, Daniel Hiramastsu; e Câncer de laringe e as intervenções da fonoaudiologia, com a fonoaudióloga Patrícia Policeno.

O tratamento oncológico, principalmente em pacientes com câncer nessa região, é muitas vezes agressivo, por isso a importância da integração da equipe multidisciplinar para que o paciente tenha as melhores possibilidades de adaptação após o tratamento. A fonoaudiologia e a fisioterapia têm o objetivo de oferecer ao paciente uma melhor convivência familiar e social, sua comunicação oral reabilitada e/ou adaptada, se alimentar por via oral, conquistando sua independência e uma melhor qualidade de vida.

A fonoaudióloga do serviço de Reconstrução de Crânio Facial do Hospital Geral de Palmas (HGP), Patrícia Policeno, explica que o câncer de cabeça e pescoço provoca alterações fonoaudiológicas com impacto na deglutição, respiração, voz, motricidade orofacial e mastigação. “O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para avaliação e reabilitação dos distúrbios de fala, audição, voz, deglutição e motricidade orofacial, decorrentes do tratamento do câncer”, afirma.

Ela enfatiza ainda que as principais modalidades de tratamento para as neoplasias do Câncer de Cabeça e Pescoço são a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia, isoladas ou associadas. “A escolha do tratamento é definida pelo médico, mas são sempre consideradas pela equipe multidisciplinar, as possibilidades de preservar a fala, a voz, a mastigação e o mecanismo de deglutição, inclusive sobre poder causar deformidades estéticas, além de consequências econômicas e emocionais, impactando a vida do paciente e da família”, explicou a fonoaudióloga Patrícia Policeno.

A fisioterapeuta do serviço de Reconstrução de Crânio Facial do HGP, Talita Brunes, fala sobre a relevância da fisioterapia oncológica no atendimento aos pacientes com câncer de cabeça e pescoço. “Nosso principal objetivo é preservar, desenvolver e restaurar a integridade cinética e funcional do paciente, além de prevenir alterações causadas pelo tratamento do câncer, a exemplo do trismo (sequelas bucais oriundas da radioterapia), que pode gerar dificuldade de alimentação, perda de peso, dificuldade de fala e déficit de higiene bucal”, pontua.

Talita Brunes enfatiza também uma das conquistas do serviço de Reconstrução de Crânio Facial do HGP, que foi a aprovação da acupuntura dentro das práticas integrativas do Sistema único de Saúde (SUS). “É muito gratificante poder oferecer acupuntura para os pacientes, trazendo todos os benefícios que a acupuntura tem, melhorando a qualidade de vida e principalmente fazendo a diferença na vida deles, tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe do HGP”, afirma

Programação das lives alusivas ao Julho Verde:

Dia 20 de julho - Câncer de boca, laringe e faringe, com o médico cirurgião de cabeça e pescoço do HGP, Daniel Hiramastsu;
- Câncer de laringe e as intervenções da fonoaudiologia, com a fonoaudióloga Patrícia Policeno.

Dia 27 de julho - Câncer de cabeça e pescoço e as intervenções da fisioterapia, com a fisioterapeuta do serviço de Reconstrução de Crânio Facial, Talita Brunes;
- Você sabe como prevenir câncer de cabeça e pescoço?, com participação da equipe multidisciplinar.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento