08/07/2021 às 07h53min - Atualizada em 08/07/2021 às 07h53min

Corpo de Bombeiros Militar e Sobrasa vão realizar Simpósio Nacional Sobre Afogamentos


Foto: Divulgação
 
Neste sexta-feira, 9, Palmas será a capital brasileira das discussões sobre afogamentos, com a realização do 2º Simpósio Nacional, reunindo as maiores autoridades no assunto. A autoria do evento é do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, e da Sociedade Brasileira de Afogamentos (Sobrasa).

O Simpósio terá palestras e oficinas com temáticas relacionadas aos afogamentos, trazendo resultados de estudos, de pesquisas, estatísticas, além das experiências e as técnicas que visam reverter os índices de mortes no Tocantins e em outras regiões do Brasil.

Ao argumentar sobre a realização do Simpósio, o comandante-geral do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, pontuou que "o Tocantins é um dos estados com maior número de balneários do país e, por isso, temos um olhar voltado para turistas, banhistas e população, todos frequentam esses espaços".

"O Simpósio é de extrema importância para levar a esse público a responsabilidade e o sentimento que cada um deve ter com esse meio aquático. Vale para os tocantinenses e também para os demais brasileiros em todos os estados", destacou o coronel.

No Tocantins, o gerente de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, major Antônio Luiz Soares da Silva, é o representante da Sobrasa, e também é detentor dos estudos relacionados aos afogamentos no Estado. Major Antônio Soares será um dos oficineiros no Simpósio e vai detalhar a implantação do Projeto Município Mais Resiliente, uma das estratégias que visam reverter os afogamentos, tendo como armas a informação para os turistas e a formação para agentes ligados às Defesas Civis Estaduais e Municipais, às secretarias e agências municipais de turismo, bem como àqueles ligados aos Corpos de Bombeiros Militar de todo o país.

Os altos índices de afogamentos nas mais de 83 praias oficiais e uma infinidade de balneários tocantinenses são fatores que despertaram as autoridades para a realização do Simpósio. Ano passado, foram 73 mortes registradas e, neste ano, os números já somam 36 vítimas.

Com essa ideia, o CBMTO vai implantar um projeto inédito no Brasil, que é a formação do Agente Municipal de Prevenção aos Afogamentos.

O agente fará a visitação nas praias e nos balneários do seu município, identificará os riscos de afogamento e fará uma proposta de intervenção, como a disponibilização de guarda-vidas, alocação de placas com orientações, demarcação, com boias, das áreas de banho e área para embarcação, panfletos e até a divulgação de um spot de áudio. “Tudo isso no sentido de reduzir os riscos de afogamento”, pontua o major Antônio Soares.

A estatística feita pelo o major Antônio Luiz Soares da Silva, a partir de dados relacionados às causas dos afogamentos no Tocantins, também subsidiou a implantação do projeto, a exemplo de crianças desassistidas em ambiente aquático, usuários de embarcação que não utilizam coletes, pessoas que se aventuram em travessias ou saltos de locais elevados, pessoas alcoolizadas que saem para nadar, locais profundos próximos da margem, correntezas fortes, entre outros.

E a figura do Agente Municipal é a forma encontrada para a garantia de mais segurança nos pontos de lazer, que há nas praias de água doce, no Tocantins, um dos pontos altos da temporada de férias.

Contudo, apesar de a maioria estar interditada por causa da pandemia, ainda assim o curso será realizado.

Até mesmo professores e alunos do ensino médio e fundamental são outros grupos focos do Simpósio. Para eles, haverá oficina de teatro, ofertando informação sobre formas de proteção nos locais de banho, reforçando e difundindo as informações sobre prevenção a afogamentos. Tudo para que as férias sejam seguras e conscientes.

Remota

Toda a programação do Simpósio será transmitida pelo canal do Corpo de Bombeiros Militar no Youtube – www.youtube.com/bombeirostocantins.

Interessados devem entrar no site do Corpo de Bombeiros Militar – https://eventos.bombeiros.to.gov.br/simposio/ – e preencher a ficha.

Os palestrantes que estão vindo de outros estados são muito experientes, com artigos científicos publicados, participações em congressos, simpósios e palestras em várias partes do mundo.

"Além disso, tem o estudo específico de um deles, que foca a bacia hidrográfica do entorno do lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, e isso vai acrescentar muito nos nossos estudos, pois já temos o perfil do Tocantins sobre afogamentos", acrescentou o major Antônio Luiz Soares da Silva.

"A vida é o bem maior e tem também a questão financeira. Os custos do Governo do Estado com as mortes por afogamento chegam a R$ 14 milhões por ano. Tem todos esses aspectos e, no fundo, queremos melhorar o padrão de segurança, de informação e consciência dos turistas e daqueles que estão ligados à oferta dos serviços", afirmou o major.

“O que estamos realizando é algo muito grande, não só para o Tocantins, mas também para o Brasil inteiro”, concluiu.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento