02/07/2021 às 07h48min - Atualizada em 02/07/2021 às 07h48min

Tocantins segue líder na criação de empregos entre os estados da Região Norte


Foto: Divulgação
 
Segundo os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do mercado formal, referentes ao período de janeiro a maio de 2021, o Tocantins manteve os bons números dos últimos meses e segue como um dos estados que mais abriu postos de trabalho, figurando na primeira colocação entre os estados do Norte do país, com um crescimento de 4,57%. Em seguida, estão os estados do Acre, Pará, Roraima e Rondônia.

No citado período, foram contratadas 35.608 pessoas e desligadas 27.157, o que gerou um saldo positivo de 8.451 novas vagas de emprego. Em números percentuais, isso representa um crescimento de 4,57%.

No Brasil, o Tocantins ocupa a quinta colocação entre os cinco que mais geraram empregos na variação relativa de criação de postos de trabalho formais. No acumulado do mês de maio de 2021, segundo dados do Caged, divulgados na manhã desta quinta-feira, 1° de julho, pelo Ministério da Economia.

Em primeiro lugar está Santa Catarina, que registrou um crescimento de 5,15%, seguido pelo Mato Grosso, com 5,12%; pelo estado de Goiás, com 5,03%; e na quarta colocação, Mato Grosso do Sul, com 4,58%.

Diante do cenário atual, é possível afirmar que as ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, determinadas pelo governador Mauro Carlesse, na busca por novos investidores e incentivos às empresas que já se encontram em atividade no Tocantins, têm contribuindo para os resultados positivos, o que reflete a crescente geração de emprego e renda.

Construção civil e Indústria destacam-se na criação de novos postos de trabalho

Os setores econômicos com os melhores desempenhos em maio, relativamente, foram a construção civil, que contratou 1.392 pessoas e desligou 944, gerando um saldo de 448 vagas de empregos - o que representa um crescimento de 3,56%. No setor de indústria, foram contratados 896 novos trabalhadores e 538 desligamentos, o que trouxe um saldo positivo de 358 novos postos de trabalho, uma melhora de 1,70%.

Vale ressaltar que o setor do comércio também segue com números promissores: foram admitidas 2.174 pessoas, ao passo que houve 1.745 desligamentos, gerando um saldo de 429 novas vagas e uma variação positiva de 0,79%.

Para o gestor da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, os bons números vêm acompanhados das medidas adotadas pelo governador Mauro Carlesse, no intuito de fortalecer os setores produtivos do Estado.

Em atenção às diretrizes do Governador, muito tem sido feito pela Indústria e Comércio para atrair novas empresas e manter os empreendimentos que aqui já estão instalados. Entre elas estão a aprovação e a concessão de benefícios fiscais, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO).

“O Tocantins possui os melhores programas de incentivos fiscais do País e muito tem sido feito para que o maior número de empresas cheguem ao Estado e se estabeleçam. Só nos primeiros meses deste ano, 20 empresas (locais e de outros Estados), foram beneficiadas por essas iniciativas de atração e implementação de investimentos, o que garantiu a criação de tantos novos postos de trabalho”, conclui Tom Lyra.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento