23/06/2021 às 08h06min - Atualizada em 23/06/2021 às 08h06min

Estão abertas as inscrições para Oficina de Fotografia com celular ou smartphone


Foto: Divulgação
 
Estão abertas, até 2 de julho, as inscrições para oficina de fotografia com celular/smartphone, com abordagem em Linguagem da Fotografia Autoral. As aulas serão ministradas pelo fotógrafo Manoel Júnior, que escolheu a histórica Natividade, na região das Serras Gerais, como cenário. São apenas 15 vagas, e os participantes terão quatro encontros presenciais, nos dias 3, 10, 17 e 24 de julho, no Espaço de Cultura da cidade.

Voltada aos amantes da fotografia com mais de 18 anos, a oficina terá conteúdo teórico-prático, abordando técnicas de composição, luz, enquadramento, na linguagem fotográfica autoral, onde a imagem não é capturada, e sim criada. Os interessados devem entrar em contato com a Diretora de Cultura de Natividade, Mônica Malakowski, por meio do telefone 63 98467-4068.

Segundo Manoel Júnior, o curso vai auxiliar o aluno a criar as imagens em sua mente antes de capturá-las com seu smartphone/celular e editá-las no computador. O que torna uma fotografia marcante estará em discussão, bem como a compreensão sobre a natureza cíclica da moda, estilos e maneirismos. Também será abordado como evitar clichês e lidar com o inesperado, além de compreender o processo da produção fotográfica e entender como ritmo, progressão e organização constroem tensão e criam interesse para as imagens.

O projeto conta com recursos federais da Lei Aldir Blanc. A coordenação estadual é realizada pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). As imagens produzidas resultarão na exposição “História Fotográfica de Natividade contada por vários olhos”, que será montada e em Natividade e em Palmas.

“Consideramos muito oportuno este projeto, que leva técnicas de uma das artes mais populares, a fotografia, aos moradores de Natividade. Com certeza as aulas práticas resultarão em belos registros”, afirma o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ao lembrar que a gestão Mauro Carlesse tem trabalhado na reestruturação de políticas culturais para o Estado.

Ministrante

Manoel Júnior é jornalista formado pela Universidade do Tocantins, com especialização em Fotografia no Senac de São Paulo. Desenvolve trabalho de pesquisa sobre fotografia autoral no Tocantins, atua como produtor cultural em fotografia e como fotojornalista. Ao longo de sua carreira, já realizou 34 exposições fotográficas, sendo 14 contempladas por editais de cultura.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento