11/06/2021 às 07h59min - Atualizada em 11/06/2021 às 07h59min
Polícia Militar reforça policiamento e atua em combate ao crime organizado na região do Jalapão
Foto: Divulgação Em continuidade à operação Hórus Vigia, a Polícia Militar do Tocantins realizou, de segunda a quinta-feira, 7 a 10, ações de policiamento, em combate ao crime organizado, tráfico de drogas, de armas, contrabando e descaminho na região do Parque Estadual do Jalapão. A missão foi acompanhada de perto pelo comandante do Policiamento Especializado, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, com ações de bloqueio e blitz, para abordagens a pessoas e veículos.
A operação contou com reforço de policiais militares do Comando do Policiamento Especializado (CPE), do Grupamento de Operações com Cães (GOC) e da equipe da Força Tática do 6º Batalhão. Durante esses dias, foram mobilizadas cinco equipes de policiais militares, empenhados em sete bloqueios e blitze em vias urbanas e rurais. Foram abordados 41 veículos e 48 pessoas.
Os principais alvos da operação são as organizações criminosas que usam a região como rota para o tráfico de drogas. Nesta fase, a PMTO atuou nas cidades de São Félix do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Mateiros. As ações estão dentro do plano de segurança do Governo do Tocantins, por meio da Polícia Militar, em conjunto com as demais forças de segurança, integradas aos programas nacionais.
O comandante da operação, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, explicou que a PMTO envia, todos os dias, cerca de 50 policiais militares para 12 regiões de divisa do Estado. “Essas regiões foram estrategicamente divididas e foi feito um plano de articulação que pudesse abranger todas as divisas de norte a sul, de leste a oeste, blindando o Tocantins”, afirmou o coronel.
Operação Hórus Vigia
A operação Hórus é uma das ações desenvolvidas dentro do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que objetiva o combate aos crimes transnacionais em todas as regiões de fronteira e divisas do país.
Apesar de não fazer fronteira com territórios internacionais, o Tocantins está em uma posição geográfica utilizada por criminosos na distribuição de drogas e essas operações estratégicas visam fortalecer as unidades, que já atuam no patrulhamento das regiões de divisa.
“As ações da PMTO têm surtido efeitos positivos. Estamos há dois anos sem ter nenhum evento de assalto ou roubos a instituições financeiras ou carro-forte. Isso em virtude do trabalho que a PMTO e as demais forças de segurança têm feito no Estado, podemos citar como fator preponderante o aumento da presença da polícia nessas regiões”, completou o coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. (Governo do Tocantins).