31/05/2021 às 08h21min - Atualizada em 31/05/2021 às 08h21min

Tocantins tem mais de mil focos de incêndio e já superou os dados contabilizados entre janeiro e maio do ano passado


Foto: Divulgação
 
Do dia 1º de janeiro até o último sábado (29), o Tocantins contabilizou 1.051 focos de incêndio. O número é alto e já supera os dados registrados no mesmo período do ano passado: 884. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o aumento é de 18%.

A quantidade de incêndios também coloca o estado entre os primeiros no ranking nacional. Veja:

- Mato Grosso - 3.260 focos
- Bahia - 1.443 focos
- Tocantins - 1.051 focos
- Maranhão - 927 focos
- Minas Gerais - 887 focos

Focos de queimadas aumentam ainda mais durante o período de estiagem, principalmente, nos meses de agosto e setembro. Nesse período, a temperatura ultrapassa os 40ºC, a umidade cai e o vento fica ainda mais forte. Todos esses fatores funcionam como combustível para as chamas.

No ano passado, a Serra do Lajeado queimou por vários dias seguidos. Equipes dos Bombeiros, Defesa Civil e um helicóptero ajudaram no combate. Na época, militares disseram que os fortes ventos dificultaram o controle das chamas e ajudaram a espalhar o fogo.

Neste ano, o tempo seco pode ter chegado mais seco, o que acende o alerta para o risco de incêndios e outros problemas ambientais, como a redução nos níveis dos rios, principalmente a bacia do rio Formoso.

A Defesa Civil já iniciou o treinamento de brigadistas em todo o estado. "Uma das principais ações é capacitação de brigadistas em mais de 90 municípios de norte a sul do estado. Isso representa um número de mais de 1.100 brigadistas que vão estar em ação na prevenção e no combate a incêndios florestais", argumentou o diretor executivo da Defesa Civil Estadual, major Matos.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento