29/05/2021 às 07h26min - Atualizada em 29/05/2021 às 07h26min

Governo do Tocantins debate tema central da Agrotins 2021, Agro 4.0, Tecnologia no Campo, na segunda, 31


Foto: Divulgação
 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e as instituições, Universidade do Tocantins (Unitins), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a empresa Granular da região Centro Norte do país, debatem sobre o tema central da Feira de Tecnologia Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% digital, que será Agro 4.0 – Tecnologia no Campo. A live será realizada nesta segunda-feira, 31, às 15 horas, no programa semanal Bate-papo com Café, sendo aberta para participantes e interessados e ocorrendo na plataforma da Seagro: https://youtube.com/seagrotocantins.

O secretário da Seagro, Jaime Café, conduzirá a live e explica a importância de estar debatendo o tema central da Agrotins 2021. “O Tocantins é um dos estados brasileiros que vêm se consolidando no cenário nacional na produção agropecuária, expandindo em área de produção e produtividade. Dados do Ministério da Agricultura [Pecuária e Abastecimento] apontam que, recentemente, em relação ao VBPA [Valor Bruto da Produção Agropecuária], o Tocantins alcançou o 12º lugar com maior valor de produção”, ressalta.

“E grande parte disso se deve, também, à evolução dos sistemas de produção, seja na agrícola ou na pecuária, que vem adotando constantemente novas tecnologias, trazendo com isso maiores rendimentos às diversas cadeias produtivas do agro”, complementa o secretário.

Jaime Café esclarece ainda que, no Agro 4.0, são utilizadas alternativas que se tornam cada vez mais presentes nas propriedades rurais, redes de sensores, mapeamento de solos, comunicação entre máquinas, conectividade entre dispositivos móveis, uso de imagens com maior precisão. “Tudo isso, buscando construir sistemas de suporte à tomada de decisões, colaborando para o crescimento da produtividade, otimização da utilização de insumos, melhorar a qualidade do trabalho, reduzir custos, e é claro, a redução dos impactos do meio ambiente”, conclui.

A live conta com a parceria da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Estado (Aproeste) e das empresas Corteva e Granula.
(Governo do Tocantins).


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento