De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Tocantins registrou, em abril de 2021, a admissão de 6.409 trabalhadores com carteira de trabalho assinada, e o desligamento de 5.073, o que resultou no saldo de 1.336 novos postos de trabalho abertos no período citado. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira, 26.
O resultado positivo se deve principalmente aos setores da Construção Civil com 392 postos abertos, seguido por Comunicação, Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas com saldo positivo de 370 postos abertos, seguidos de Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas com saldo positivo de 334 postos, os demais com números menores.
O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, lembra que, há um ano, o Caged registrava um dos piores meses do Tocantins em dez anos de avaliação, devido aos primeiros impactos da pandemia do novo Coronavírus. O saldo em abril de 2020 foi negativo com 2.907 postos fechados. “Para nós, é um motivo de grande alegria estar um ano depois chegando a um saldo positivo de 1.336 novos postos de trabalho abertos em nosso Estado. Com o empenho de todos os envolvidos, vamos vencer essa crise”, afirma.
Comparando os dados de abril de 2021 com o mesmo período do ano passado, percebe-se um crescimento de 145,66%. Relembrando que o saldo de empregos, em abril de 2020, foi negativo, com 2.926 postos de trabalho fechados, e este ano, foi positivo com 1.336 novos empregos.
A gerente do Observatório do Trabalho no Tocantins, Willany Bezerra, avalia a recuperação do mercado tocantinense, no último ano, destacando o fato do Estado estar, há 11 meses, com saldos positivos na geração de empregos e completa: “No mês de abril de 2021, o Tocantins ficou na 17ª posição no ranking nacional em números absolutos e é o terceiro que mais gerou empregos entre os estados da região Norte do país”.
Desempenho das cidades do Tocantins
As cidades que obtiveram melhor desempenho, no acumulado de empregos em abril de 2021, foram Palmas (897 postos de empregos abertos), Gurupi (133 postos) e Arapoema (118 postos de empregos).