25/05/2021 às 14h20min - Atualizada em 25/05/2021 às 14h20min

Maio Amarelo: Sesmu alerta para a combinação perigosa de álcool, celular e direção


Foto: Divulgação
 
Todo cuidado é pouco, diz o velho ditado popular. No trânsito, então, essa máxima ganha ainda mais sentido. Mas, com a correria do dia a dia, é comum as pessoas deixarem de lado duas palavrinhas essenciais para conduzir com segurança: atenção e responsabilidade. E para reforçar uma condução mais segura, em alusão às ações de conscientização da campanha Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta os condutores em geral para os perigos de dirigir após beber ou manuseando um celular.

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte Municipal, o excesso de velocidade nas vias, a combinação perigosa do álcool e direção, e ainda o uso do celular enquanto dirige ou pilota, estão entre algumas das principais causas de acidentes no trânsito. Essas ações colocam em risco a vida tanto dos condutores, quanto de pedestres e ciclistas.

Motociclistas

A agente de Trânsito Carolina Santos chama a atenção, também, para as medidas básicas de segurança dos motociclistas. "Além dos cuidados com a manutenção do veículo, a respeito da qualidade dos pneus e dos freios, e obedecer ao limite de velocidade da via, os motociclistas e motoristas devem utilizar ainda o vestuário de proteção adequado, como o colete reflexivo, calçados que se firmem nos pés, capacete afivelado, com o uso de viseira ou óculos de proteção."

Carol lembra também que é fundamental prestar atenção aos horários de maior movimentação de veículos para não se arriscar e provocar acidentes. "Às vezes, uma simples desatenção, por conta do uso do celular, pode causar grandes consequências e a vida é só uma. Por isso, ao tomar uma condução, seja como condutor ou passageiro é necessário certificar-se dos cuidados básicos e respeitar a sinalização para chegar no ponto final em segurança", destacou.

Segundo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), via o art. 155, o uso e o manuseio do celular no trânsito são considerados infração gravíssima, com multa de R$ 293,47.

Maio Amarelo

Desde o início do mês, as ações alusivas à campanha de conscientização do Movimento do Maio Amarelo vêm ocorrendo na Capital. A edição deste ano, cujo tema é 'Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito', busca despertar a consciência do cidadão para a redução dos números de mortalidade no trânsito.
(Secom).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento