Pouco mais de quatro meses após o início da campanha de imunização contra a Covid-19, o Tocantins vacinou apenas 15,33% da população com a primeira dose. Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, até este domingo (23) 364.854 doses foram aplicadas em todo o estado. O número de pessoas vacinadas é de 241.046, mas a imunização completa, com as duas doses, chegou para apenas 123.808 delas, pouco mais da metade do total.
Em várias cidades a falta de doses da CoronaVac obrigou a suspensão da aplicação de segundas doses. A estimativa do Conselho que reúne secretarias municipais de saúde é de que pelo menos sete mil pessoas podem acabar ficando com a vacinação atrasada por causa do problema, ainda sem prazo para ser solucionado.
Segundo o vacinômetro, página que atualiza as informações sobre a imunização, o estado já recebeu do Ministério da Saúde 547.180 doses de vacinas. Atualmente a campanha é desenvolvida com os imunizantes CoronaVac e da Oxford/AstraZeca em todo o estado. Em Palmas também são usadas doses da Pfizer, porque a cidade é a única do Tocantins a possuir os equipamentos necessários para o uso desta vacina.
O governo afirma que desde o começo da campanha 475.873 frascos foram distribuídos aos 139 municípios. A distribuição das doses é responsabilidade do Estado, mas cabe aos municípios organizar campanhas de vacinação para alcançar as pessoas que estão em grupos prioritários. Cada cidade deve publicar informações sobre o número de doses aplicadas e quantas ainda estão armazenadas para uso.
O Tocantins está abaixo da média nacional na vacinação, que está em 19,75% de acordo com o levantamento do Consórcio de Veículos de Imprensa realizado neste sábado (22). Ainda de acordo com estes dados, o estado tem o quinto menor índice de imunização, ficando na frente apenas de Pará (15,15%), Acre (13,79%), Amapá (13,57%), Roraima (12,39%) e Rondônia (12,25%). Veja o mapa da vacinação
Desde o início da pandemia o Tocantins já confirmou mais de 173 mil diagnósticos de coronavírus e 2,7 mil mortes pela doença.
Os dados da SES informam que a maioria das pessoas vacinadas no estado tem mais de 60 anos. Em seguida estão trabalhadores da saúde, portadores de comorbidades, indígenas e forças de segurança. (G1 Tocantins).