22/05/2021 às 08h38min - Atualizada em 22/05/2021 às 08h38min

Polícia Militar libera primeiro lote de restituição da taxa do concurso anulado em 2018


Foto: Divulgação
 
A Polícia Militar anunciou nesta sexta-feira (21) o pagamento do primeiro lote de restituição da taxa de inscrição do concurso público anulado em 2018 após fraudes. Neste primeiro momento serão ressarcidos 2.990 candidatos que tinham feito à inscrição na categoria de soldado e solicitaram a devolução dos valores.

A PM resolveu usar o critério de ordem alfabética para estabelecer a ordem de devolução neste primeiro lote. Serão contemplados os candidatos, cujos nomes começam com as letras de A – D.

Segundo a PM, as informações bancárias destas pessoas foram encaminhadas para a instituição financeira que vai validar os dados para posterior pagamento. O tempo para que o crédito seja disponibilizado em conta vai depender da análise do banco.

A PM afirmou ainda que poderá haver “inconsistências de dados lançados pelos próprios candidatos no sistema, o que acarretará na não efetivação da devolução dos valores”.

Neste caso, ainda segundo a corporação, o banco vai informar os problemas e os candidatos serão avisados pela comissão de devolução da taxa. A PM não informou como esse aviso será feito.

Processo de devolução

No final do ano passado a PM lançou um site para devolução das taxas do concurso. Todo o processo foi realizado de forma virtual. Os candidatos precisavam acessar o link e preencher todas as informações solicitadas, incluindo os dados bancários.

Segundo a PM, menos da metade dos inscritos solicitaram a devolução dos valores. Um levantamento apontou que há 3.764 solicitações completas de pessoas que se inscreveram no curso de formação de oficiais e 18.999 solicitações completas de inscritos no certame para o curso de formação de soldados.

O total de 22.763 solicitações corresponde a aproximadamente 30% do total de inscritos.

O concurso

O concurso foi anulado em abril de 2019. As provas do concurso foram aplicadas no dia 11 de março de 2018. Foram oferecidas 1 mil vagas para soldado e mais 40 para oficial da PM. Ao todo, mais de 70 mil pessoas fizeram as provas em 17 cidades.

As provas acabaram sob suspeita de fraude após celulares com gabaritos parciais das provas serem encontrados. Após uma investigação interna, 23 candidatos foram eliminados por suposta participação no esquema.

O MPE chegou a pedir que o concurso fosse anulado antes da decisão ser tomada pelo próprio comando da PM. As inscrições custaram R$ 80 para o cargo de soldado e R$ 120 para o cargo de oficial.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento