22/05/2021 às 08h20min - Atualizada em 22/05/2021 às 08h20min

Polícia Civil se reúne com demais forças de segurança e firma compromisso conjunto de combate à criminalidade em Porto Nacional


Foto: Divulgação
 
A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 6ª Delegacia Regional de Porto Nacional, participou na manhã desta sexta-feira, 21, de uma reunião com representantes da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Exército Brasileiro e a Secretaria Municipal de Segurança Pública do município. O objetivo do encontro foi o de fortalecer a segurança pública e reduzir os índices de criminalidade em Porto Nacional e demais municípios vizinhos. Também participaram representantes da Associação Comercial, da imprensa e demais membros da sociedade civil.

Durante o encontro, que foi coordenado pelo delegado-regional, Túlio Pereira Mota, a Polícia Civil do Tocantins assinou um termo de compromisso firmado com as demais forças de segurança, no sentido de intensificar o combate à criminalidade no âmbito da cidade de Porto Nacional e municípios vizinhos. O documento estabelece ações para fortalecer as estratégias e a prevenção de crimes, sendo que as mesmas serão executadas pelas instituições de segurança, de forma conjunta.

Na ocasião, a autoridade policial também ministrou palestra sobre a integração e harmonia entre a PC-TO e as demais instituições, objetivando trazer mais segurança e tranquilidade para a população portuense. O delegado ressaltou o papel e a responsabilidade da sociedade civil no apoio às forças de segurança, e conclamou a população a auxiliar a Polícia Civil e Militar sempre que possível, por meio de denúncias anônimas.

Ainda durante a reunião, foram alinhadas ações que possibilitem uma participação mais efetiva no auxílio às forças de segurança. “Temos plena consciência que a segurança é dever do estado, mas também é responsabilidade de todos, por isso, vamos facilitar a comunicação para que o cidadão possa auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade”, disse o delegado.

Também foram debatidas estratégias para implementar projetos sociais, de prevenção e ações que possibilitem que as pessoas que se envolveram com a criminalidade possam ser inseridas no mercado de trabalho. A ação está em consonância com o Plano Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (PESSE), que, por sua vez está alinhado às diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), demais forças de segurança estaduais e pelo Ministério da Justiça e que estabelece a integração das forças para a deflagração de ações conjuntas.

Ainda de acordo com o delegado, o evento foi proveitoso, uma vez que foram discutidas estratégias que propiciarão a efetivação de ações voltadas para garantir não somente a segurança, mas também o bem-estar de toda a população de Porto Nacional. “Além de integrar as ações realizadas pelas instituições públicas no combate à criminalidade, o projeto também tem por objetivo chamar a sociedade para que ela ocupe a responsabilidade cívica de contribuir para o fortalecimento da segurança pública, através de ações que disseminem a cultura de paz em toda a cidade”, ponderou o delegado.

A reunião também contou as participações do prefeito de Porto Nacional, Ronivon  Maciel; do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, José Batista Freitas Júnior; do comandante da 5ª Companhia de Bombeiros Militar, Marcos Humberto Dourado; do chefe da polícia penal, Bruno de Azevedo Vaz; do secretário municipal de segurança pública Marcílio Alves Parente; do inspetor da Guarda Metropolitana de Porto Nacional, Fabio Rodrigues Lima; além de representante do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento