17/05/2021 às 08h30min - Atualizada em 17/05/2021 às 08h30min

Na capital, decreto que libera bares, espaços públicos e aulas presenciais começa a valer nesta segunda-feira (17)


Foto: Divulgação
 
As aulas presenciais nas escolas particulares poderão ser retomadas a partir desta segunda-feira (17), em Palmas. O decreto da prefeitura que libera a volta das atividades foi publicado na última sexta-feira (14). Parques, praças e outros espaços públicos também serão reabertos hoje, com exceção dos píeres e das faixas de areia das praias, que devem seguir fechados.

As escolas particulares poderão reabrir adotando o sistema híbrido. Nesse formato, metade dos alunos se revezam entre as aulas presenciais na escola e as atividades em casa. O texto prevê que as instituições particulares de ensino são obrigadas a disponibilizar aulas on-line, integralmente, aos estudantes que não optem pelo retorno ao sistema presencial.

A volta das aulas nesse formato já vinha sendo cobrada pelas instituições e pais de alunos. Em abril, uma 'sala de aula' com cadeiras vazias foi montada na praça dos Girassóis, na capital, como forma de protesto. Os pais, com apoio dos donos de escolas, também colocaram balões de cor preta e cartazes dizendo que com as escolas fechadas, estudantes estavam apresentando distúrbios nervoso e do sono.

Segundo o novo decreto, distribuidoras e conveniências também estão autorizadas a funcionar das 6h às 22h, todos os dias, limitada a entrada de usuários ao quantitativo de 50% da capacidade do estabelecimento, vedado o consumo no local.

Já as casas agropecuárias podem abrir das 6h às 16h, de segunda a sexta-feira, e, das 8h às 14h, aos sábados, limitada a entrada de usuários ao quantitativo de 50%.

Bares e restaurantes

O decreto também liberou a abertura de bares e restaurantes até às 22h, a partir do dia 21 de maio, limitada a entrada de usuários ao quantitativo de 50% da capacidade do estabelecimento.

No entanto, o decreto enfatiza que entre 17 e 20 de maio, esses estabelecimentos devem seguir as regras atuais.

Restaurantes continuam com atendimento das 11h às 15h, todos os dias e, das 15h até 0h, para entrega em domicílio ou retirada no local. Já os bares seguem funcionando apenas com venda delivery ou retirada no local, vedada a entrada no interior do estabelecimento, das 8h até 0h.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento