17/05/2021 às 07h55min - Atualizada em 17/05/2021 às 07h55min

Araguaína começa a vacinar pessoas acima de 50 anos com comorbidade ou deficiências


Foto: Divulgação
 
A partir de hoje (17), o município de Araguaína começará a vacinar pessoas que têm entre 50 e 59 anos, com comorbidade ou deficiências permanentes que recebem o Benefício de Prestação Continuada. Também receberão a primeira dose moradores com mais de 18 anos e que tenham HIV.

Segundo a prefeitura, além disso, o município continua aplicando a 1ª dose da vacina Astranezeca/Fiocruz nos idosos com mais de 60 anos e pessoas com mais de 18 anos com síndrome de down e doença renal em diálise.

O grupo deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das que são referência para Covid-19.

Já a 2ª dose da imunização está disponível somente no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, que fica próximo a Via Lago, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O dia previsto para aplicação dessa dose está escrito no cartão de vacinação da pessoa já vacinada com a 1ª dose.

“Seguimos aguardando novas doses da Coronovac para aplicação da 2ª dose. O município também já está estruturado com um ultracongelador para receber as vacinas da Pfizer. O equipamento foi disponibilizado pela UFT ”, disse a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

O que levar na hora de se vacinar

No ato da vacinação, as pessoas deverão apresentar comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco como relatório, laudo ou prescrição médica e ainda cartão de vacinação, RG e CPF.

Pacientes com hipertensão e diabetes do Programa Hiperdia, atendidos nas UBS poderão apresentar também o formulário médico.

Descrição das comorbidades

As comorbidades previstas no documento divulgado pelo Governo Federal são: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares, dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down, doença renal crônica e cirrose hepática.

São consideradas ainda as deficiências permanentes: deficiência visual, deficiência motora, deficiência mental, deficiência auditiva e deficiência múltipla.

Gravidas e puérperas

A Secretaria Municipal da Saúde informou que mulheres grávidas foram imunizadas com a vacina da marca AstraZeneca contra Covid-19 e até o momento não houve relato de efeitos colaterais. Porém, o município suspendeu a aplicação nesse público-alvo como forma preventiva.

A Saúde Municipal aguarda nota oficial do Ministério da Saúde sobre a continuidade na vacinação e informa ainda que solicitou orientação da Secretaria Estadual de Saúde sobre as medidas que serão adotadas oficialmente.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento