11/05/2021 às 06h51min - Atualizada em 11/05/2021 às 06h51min

Governador Mauro Carlesse lança Observatório do Turismo voltado a turistas e investidores


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins lançou na manhã desta segunda-feira, 10, o portal do Observatório do Turismo, o site promocional do Estado, o Guia da Pesca Esportiva e o Guia Prático de Observações de Aves, que permitirão, aos amantes da pesca esportiva, da observação de aves e viajantes em geral, terem acesso detalhado às informações turísticas sobre o Tocantins. O lançamento ocorreu no gabinete do governador Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, e contou com a presença do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano; da deputada Estadual Claudia Lelis e de representantes do trade turístico do Estado.

O presidente da Adetuc, ao apresentar o portal eletrônico, explicou que a iniciativa tem como objetivo sistematizar o retrato da economia do turismo regional, dividido por segmentos e atividades, além de facilitar o planejamento tanto da gestão pública quanto das empresas privadas voltadas à atividade turística. "A partir de agora, contaremos com uma base sólida de informações para o monitoramento estratégico e sistemático da atividade turística no Estado do Tocantins", comemorou o presidente Jairo Mariano.

O governador Mauro Carlesse ressaltou a importância da plataforma tanto para os turistas quanto para os futuros investidores. c, destacou.

O vice-governador Wanderlei Barbosa, que também participou do lançamento, destacou o trabalho da Adetuc em tornar essas informações mais acessíveis ao trade turístico. “Levar informação às agências e melhorar essa acessibilidade às informações dos nossos atrativos são benéficos para o Tocantins, pois mostram a organização da nossa Adetuc e o comprometimento da Gestão com o turismo do nosso Estado”, pontuou.

Observatório

Desenvolvido com recursos do Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), o Observatório do Turismo reúne dados coletados por meio de instituições públicas e privadas, que poderão ser acessadas pelo endereço observatorio.turismo.to.gov.br. O site terá atualizações constantes.

Pesca Esportiva

O Guia de Pesca Esportiva foi elaborado por meio do Plano Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva no Estado do Tocantins e contou com recursos do Banco Mundial, via PDRIS. Além do guia impresso, o projeto envolveu mapeamento; famtour (é um processo que consiste em trazer agentes de viagens para uma visita técnica exploratória, com o intuito de mostrar o que estão oferecendo ao cliente) com empresas e jornalistas especializados; e ainda oficinas de capacitação dos condutores, que agora estarão credenciados a atuar com as carteirinhas emitidas pela Adetuc, conforme portaria conjunta com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Observação de aves

O Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching é uma das apostas do Governo do Tocantins para atrair visitantes com esse perfil de interesse por ser um turismo que acontece em áreas de isolamento social. O projeto, também desenvolvido com recursos do PDRIS, envolveu o mapeamento de áreas e espécies, oficinas de qualificação de condutores, além da elaboração do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento