A Receita Federal ampliou, até o dia 31 de maio, o prazo para o envio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), referente ao exercício de 2020.
A Secretaria de Estado da Administração (Secad) disponibilizou os comprovantes de rendimentos no dia 24 de fevereiro, para todos os servidores da administração pública estadual.
A diretora da Folha de Pagamento da Secad, Vagléia Inácio, destaca que, no momento de acessar seu comprovante de rendimentos, o servidor deve se atentar para situações como remoção entre órgãos, ocorridas em 2020.
“Neste caso, será gerado um comprovante para cada órgão, devendo o servidor prestar as informações de ambos os CNPJs, quando informar os rendimentos”, reforça.
Como nos anos anteriores, estão obrigados a entregar a declaração os contribuintes que, em 2020, receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70, ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
Acessando comprovantes e extratos
Para obter o comprovante de rendimentos, o interessado deve acessar o Portal do Servidor, no site da Secad (www.secad.to.gov.br) ou pelo aplicativo do Portal do Servidor Tocantins. Vale destacar que os servidores que possuem dois vínculos devem ficar atentos ao acessar o Portal, pois os comprovantes de rendimentos estão disponíveis no link “vínculos”.
Extratos referentes a gastos e descontos com planos de saúde deverão ser tratados diretamente com as administradoras dos respectivos planos para a emissão do comprovante.