30/04/2021 às 12h32min - Atualizada em 30/04/2021 às 12h32min

Sine Tocantins celebra Dia do Trabalhador com live informativa neste sábado, 1°


Foto: Divulgação
 
Comemorando o décimo mês consecutivo com saldos positivos na geração de emprego e tendo a sexta menor taxa de desocupação do país o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) lembrará o Dia do Trabalhador neste sábado, 1°, com uma Live. A transmissão ocorrerá às 11 horas no canal da Setas no YouTube (https://youtu.be/hoe2-Kt4kyc). O evento que sempre foi realizado pelo Governo de forma presencial este ano devido a pandemia será em formato digital. O momento contará com informações importantes para os trabalhadores tocantinenses além de uma análise do mercado de trabalho no Estado.

O secretário da Setas, José Messias Araújo, lembra os impactos provocados pela pandemia do novo Coronavírus. "Ano passado, nesse período vivíamos o auge dos impactos da pandemia no mercado de trabalho. Os meses de março, abril e maio de 2020 fecharam com números muito negativos, mas graças a
Deus e aos esforços do Governo do Tocantins, de empresários e trabalhadores temos vencido esses desafios. Já temos 10 meses consecutivos com dados positivos na geração de empregos no Estado”
, comemora o gestor.

Os dados citados pelo secretário Messias Araújo são referentes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que de junho de 2020 a março de 2021 tem apresentado saldos positivos na geração de empregos no Estado. Em março de 2021, números mais recentes, foram registrados 1.408 novos postos de trabalho abertos.

Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no quarto semestre de 2020, aponta o Tocantins com a menor taxa de desocupação da região Norte e Nordeste e a sexta menor do país.

Segundo o secretário da Setas muitos foram os esforços do Governo do Tocantins para manter os empregos no Estado. “No âmbito da Setas, prestamos todo apoio aos trabalhadores formais para que tivessem acesso aos seus direitos como o seguro-desemprego e aos informais fizemos a distribuição sistemática das cestas básicas”, destaca.

Atendimento remoto do Sine

De janeiro a março de 2021 o Sine Tocantins realizou 21 mil atendimentos remotos em suas nove unidades. Devido à pandemia da Covid 19 os atendimentos presenciais continuam suspensos, mas a população pode acessar os serviços do Sistema por meio dos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, além de WhatsApp, telefone e e-mail. Nos três primeiros meses do ano foram captadas 1.333 vagas e encaminhados 4.329 interessados o que resultou em 430 trabalhadores colocados.

Segundo o diretor do Sine, José Alberto (Gordo) apesar de todos os desafios que a pandemia tem trazido o Governo do Tocantins tem buscado manter o apoio aos trabalhadores minimizando os riscos tanto para eles quanto para os servidores: “Praticamente todos os nossos serviços continuam disponíveis aos trabalhadores remotamente. O que ainda estamos trabalhando é com a plataforma dos cursos de capacitação que em breve estará disponível gratuitamente a população. O trabalhador poderá se aperfeiçoar de casa usando o próprio celular”, declara o diretor.

O atendimento do Sine tem auxiliado pessoas como Felipe Nunes Araújo, 26 anos, contratado como repositor de supermercado durante a pandemia. Segundo Felipe Nunes, ele já estava desempregado há um ano e dois meses quando ficou sabendo por meio de amigos que o Sine estava disponibilizando vagas para um supermercado da cidade. O jovem entrou em contato com o Sistema e recebeu todo o apoio necessário para colocação na vaga. “O Sine me ajudou muito no processo porque na pandemia fica difícil até para distribuir currículo e buscar de porta em porta uma oportunidade. Só tenho a agradecer por esse emprego”, conclui o repositor.

Canais de acesso

Os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facilhttps://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

Outro meio de acessar o serviço é pelos seguintes e-mails e números de WhatsApp.

- Em Palmas, pelo WhatsApp: 3218-1957 ou e-mail: vagasinepalmas@gmail.com
- Em Paraíso, pelo WhatsApp (63) 3602-3340 ou e-mail: vagasineparaiso@gmail.com
- Em Gurupi, pelo WhatsApp (63) 3351-2477 ou e-mail sinegurupivagas@hotmail.com
 
Nas mensagens enviadas a esses contatos devem conter nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.

Nas demais unidades do Sine o contato só pode ser feito por telefone convencional os números podem ser acessados no site da Setas https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/contatos-do-sine-tocantins-/
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento