De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quarta-feira, 28, o estado do Tocantins registrou a admissão de 6.825 trabalhadores com Carteira de Trabalho assinada em março deste ano e o desligamento de 5.417, o que resultou no saldo de 1.408 novos postos de trabalho abertos no período citado.
O resultado positivo se deve principalmente ao setor de Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais com saldo positivo de 400 postos, seguido de Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura com saldo de 267 postos e ainda Informação, Comunicação, Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas como saldo positivo de 256 postos aberto no Estado.
Segundo o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, o Estado tem apresentado por vários meses consecutivos saldos positivos no Caged e explica que o empenho do Governo do Tocantins em preservar os empregos, aliado ao esforço e criatividade dos empresários e a dedicação dos trabalhadores tocantinenses vão vencer essa crise.
Comparando os dados de março de 2021 com o mesmo período do ano passado percebe-se um acréscimo de 108,59% na abertura de postos de trabalho. Relembrando que o saldo de empregos em março de 2020 foi negativo, com menos 121 contratações.
Para a gerente do Observatório do Trabalho no Tocantins, Willany Bezerra, os meses mais difíceis de 2020, conforme o Caged, foram março, abril e maio, refletindo diretamente os primeiros impactos da pandemia, contudo ela explica: “Após esses três meses o mercado tocantinense começou a reagir sempre fechando com saldo positivo, inclusive ficando alguns meses como o estado da região norte que mais admitiu e entre os seis que mais empregaram no país”.
Desempenho das cidades do Tocantins
As cidades de Palmas (292 postos de empregos abertos), Gurupi (202 postos) e Araguaína (189 postos de empregos) foram as que obtiveram melhor desempenho no acumulado de empregos em março de 2021.
Vagas disponíveis no Sine
A gerente Willany Bezerra chama a atenção dos trabalhadores para as mais de 300 vagas diárias disponíveis no painel do Sine: “As vagas continuam surgindo e os trabalhadores interessados podem buscar as vagas por meio de aplicativo, Whatsapp e e-mail”.