29/04/2021 às 12h29min - Atualizada em 29/04/2021 às 12h29min

Tocantins fecha décimo mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos


Foto: Divulgação
 
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quarta-feira, 28, o estado do Tocantins registrou a admissão de 6.825 trabalhadores com Carteira de Trabalho assinada em março deste ano e o desligamento de 5.417, o que resultou no saldo de 1.408 novos postos de trabalho abertos no período citado.

O resultado positivo se deve principalmente ao setor de Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais com saldo positivo de 400 postos, seguido de Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura com saldo de 267 postos e ainda Informação, Comunicação, Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas como saldo positivo de 256 postos aberto no Estado.

Segundo o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, o Estado tem apresentado por vários meses consecutivos saldos positivos no Caged e explica que o empenho do Governo do Tocantins em preservar os empregos, aliado ao esforço e criatividade dos empresários e a
dedicação dos trabalhadores tocantinenses vão vencer essa crise.

Comparando os dados de março de 2021 com o mesmo período do ano passado percebe-se um acréscimo de 108,59% na abertura de postos de trabalho. Relembrando que o saldo de empregos em março de 2020 foi negativo, com menos 121 contratações.

Para a gerente do Observatório do Trabalho no Tocantins, Willany Bezerra, os meses mais difíceis de 2020, conforme o Caged, foram março, abril e maio, refletindo diretamente os primeiros impactos da pandemia, contudo ela explica: “Após esses três meses o mercado tocantinense começou a reagir sempre fechando com saldo positivo, inclusive ficando alguns meses como o estado da região norte que mais admitiu e entre os seis que mais empregaram no país”.

Desempenho das cidades do Tocantins

As cidades de Palmas (292 postos de empregos abertos), Gurupi (202 postos) e Araguaína (189 postos de empregos) foram as que obtiveram melhor desempenho no acumulado de empregos em março de 2021.

Vagas disponíveis no Sine

A gerente Willany Bezerra chama a atenção dos trabalhadores para as mais de 300 vagas diárias disponíveis no painel do Sine: “As vagas continuam surgindo e os trabalhadores interessados podem buscar as vagas por meio de aplicativo, Whatsapp e e-mail”.

Os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil

Outro meio de acessar o serviço é pelos seguintes e-mails e números de Whatsapp:

- Em Palmas, pelo WhatsApp: 3218-1957 ou e-mail: vagasinepalmas@gmail.com;
- Em Paraíso, pelo WhatsApp (63) 3602-3340 ou e-mail: vagasineparaiso@gmail.com;
- Em Gurupi, pelo WhatsApp (63) 3351-2477 ou e-mail sinegurupivagas@hotmail.com

Nas mensagens enviadas a esses contatos devem conter nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.

Nas demais unidades do Sine o contato só pode ser feito por telefone convencional os números podem ser acessados no site da Setas https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/contatos-do-sine-tocantins-/ (Governo do Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento