28/04/2021 às 13h48min - Atualizada em 28/04/2021 às 13h48min

Saúde reforça ações de prevenção no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho


Foto: Divulgação
 
Os ambientes de trabalho fazem parte dos condicionantes e determinantes de saúde. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) reforça, no dia 28 de abril, que ações de prevenção e promoção devem ser desenvolvidas nas instituições e empresas, com foco a evitar acidentes e doenças do trabalho. A data foi instituída como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.

Segundo a OIT, por ano, acontecem cerca 321 mil acidentes fatais pelo trabalho anualmente e, mais de 3 milhões de casos de doenças ocupacionais. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, tendo os países como China, Índia e Indonésia ocupando primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

No Tocantins, no ano 2020, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) foram registrados 3.625 acidentes e doenças relacionados ao trabalho. O agravo que se destacou foi o Acidente de Trabalho Grave com 2.886 notificações, sendo destas 1.755 notificações por Covid-19 e 42 óbitos pelo trabalho. A frequência e o percentual dos óbitos por acidente de trabalho notificados no Tocantins ocorreram nos cinco primeiros grupos por ocupação: motoristas, eletricistas, pedreiros, policiais militaras e trabalhadores agropecuários.

O diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, Sérgio Luís de Oliveira Silva, argumentou “que o Sistema Único de Saúde-SUS possui papel fundamental de prestar assistência aos trabalhadores acidentados e adoecidos, recuperando e reabilitando sua saúde, bem como prevenindo o problema e promovendo ambientes de trabalho saudáveis, por meio das ações de vigilância em saúde”.

O diretor reforça ainda que os empregadores necessitam de uma visão ampla dos ambientes de trabalho e dos diferentes fatores de risco, que podem influenciar o adoecimento dos trabalhadores, a exemplo pela Covid-19. “Portanto, o dia 28 de Abril é um dia de defesa do trabalho decente, aquele em que todas as pessoas que trabalham têm direitos, bem como, níveis mínimos de remuneração, proteção e condições de trabalho que devem ser respeitados”, ressaltou.

Eventos

Para marcar este dia, a região Norte realizará o Encontro Nacional da Rede Nacional e Integral de Saúde do Trabalhador (Renast) e das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora dos Conselhos de Saúde, de forma virtual; e nos parlamentos, sessões honrosas.

História

No dia 28 de abril de 1969, houve uma explosão de uma mina nos Estados Unidos, que matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) encampou essa luta, com foco na prevenção e na promoção de ambientes de trabalho saudáveis, e instituiu em 2003 esta data como dia para lembrar e propor reflexão.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento