22/04/2021 às 07h43min - Atualizada em 22/04/2021 às 07h43min

Ruraltins comemora 32 anos de assistência técnica e extensão rural ao agricultor do Tocantins


Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) celebra 32 anos de criação nesta quarta-feira, 21 de abril. E neste momento atípico, quando o mundo inteiro sofre as consequências sociais e econômicas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, mais que assistência técnica e extensão rural, sua missão, o órgão leva solidariedade e esperança a milhares de famílias rurais que, de uma hora para outra, tiveram suas rendas afetadas.

Encarregado pelo Governo do Tocantins, em apoio à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o Ruraltins montou uma força-tarefa para distribuir cestas básicas aos agricultores e comunidades quilombolas em todas as regiões do estado. A ação já atendeu 38.000 famílias.

Outra grande ação de inclusão social e produtiva, que impacta positivamente o meio rural e a população urbana é a execução, de norte a sul do Estado, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra Direta Local com Doação Simultânea. A iniciativa oferece ao agricultor um meio de vender seus produtos diretamente ao órgão, sem a figura do atravessador, garantindo renda extra e mais dinheiro no bolso do produtor.

No último ano, 544 agricultores familiares de 76 municípios tocantinenses venderam seus produtos ao PAA. Em todas as regiões do Estado, 267 entidades socioassistenciais, cadastradas no PAA, foram beneficiadas com as doações de mais de 446 toneladas de alimentos, adquiridos pelo Ruraltins, injetando na economia local recursos na ordem de R$ 2,4 milhões, captados do Ministério da Cidadania.  As ações do PAA não param. No próximo mês de junho, uma nova etapa se inicia com recursos assegurados no valor de R $3,5 milhões para a aquisição dos produtos.

Em campo

Paralelamente a esse processo inclusivo, contando com parcerias de instituições de ensino superior e tecnológico, como também de empresas públicas e da iniciativa privada, o órgão trabalha estrategicamente para fortalecer e elevar a produtividade no campo nas mais diversas áreas.

Um dos destaques desse planejamento pode ser verificado, em Palmas, no Centro Agrotecnológico do Tocantins (Agrotins), onde unidades demonstrativas voltadas ao cultivo de arroz, café, feijão, maracujá, mandioca, piscicultura, capim, dentre outras atividades, vêm sendo implantadas para que sirvam de modelo aos produtores rurais. O objetivo do órgão com essa dinâmica é viabilizar e otimizar o processo produtivo nas propriedades, em todas as regiões do estado, com a doação de sementes e mudas já certificadas pela pesquisa e extensão rural.

Conforme o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, os extensionistas recebem ainda treinamentos e capacitações para multiplicar as tecnologias desenvolvidas, na certeza de colher bons resultados no campo.

“Presente nos 139 municípios tocantinenses, por meio dos escritórios locais, o Ruraltins valoriza os produtores rurais, pois são eles os protagonistas da nossa história. Com apoio constante do Governo do Estado buscamos atender as necessidades de milhares de famílias rurais com políticas públicas e tecnologias adequadas, dando a elas condições de crescimento tanto na escala social quanto na econômica”, frisa.

2021

Para este ano uma série de ações planejadas vão fortalecer o produtor rural e a prestação de serviços do Ruraltins, a exemplo de convênios firmados com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que prevê a aquisição de equipamentos para estruturar o laboratório de piscicultura da Embrapa Pesca e Aquicultura, que passará a ser referência nacional em mapeamento genético das espécies comerciais amazônicas e também a implantação de um viveiro de mudas na Agrotins  por meio do projeto Restaura - TO.

Com articulação da bancada federal tocantinense está previsto a liberação de recursos para aquisição de tratores que serão repassados às prefeituras. Além do início do programa Ater Digital, que aplicará verbas na compra de equipamentos para dinamizar a estrutura tecnológica do Ruraltins, e a promoção de capacitações dos extensionistas para utilização dos recursos móveis de Tecnologia da Informação, dando maior eficiência e celeridade aos serviços de assistência técnica e extensão rural no Tocantins. 

Extensão rural no Tocantins 

O Ruraltins conta atualmente com mais de 600 profissionais que orientam os pequenos, médios e grandes produtores rurais, propagando novas tecnologias e boas práticas, no sentido de entregar à sociedade alimentos de qualidade.  

Segundo dados do IBGE o Tocantins conta com 63.808 estabelecimentos rurais, ocupando uma área de 15.180 milhões de hectares, onde vivem 204 mil
pessoas.

“Parabenizo o esforço de todos os profissionais, corpo técnico e administrativo, que fazem com que o Ruraltins, ao longo desses 32 anos, seja fundamental para o desenvolvimento e transformação do Tocantins”, finaliza Fabiano Miranda.
 (G1 Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento